Para reduzir os casos de dengue em uma cidade ou região, a medida mais eficaz é controlar a população do Aedes aegypti, impedindo que os insetos cheguem até a fase adulta. Para isso, a população precisa aprender como matar as larvas do mosquito da dengue, o que pode ser feito com larvicidas — inseticida que elimina insetos na fase larval — ou mesmo com água sanitária vendida no supermercado.
É possível eliminar as larvas do mosquito da dengue, mas, em um mundo ideal, o mais indicado é impedir o surgimento de criadouros. As pessoas devem evitar o acúmulo de água parada em qualquer lugar que o inseto possa aproveitar para deixar os seus ovos, como tanques, pneus, lixo ou mesmo garrafas de plástico.
O que fazer com as larvas do mosquito da dengue?
As larvas do mosquito dengue vão se desenvolver em água parada, seja ela limpa ou suja, o que inclui pratos de vasos de plantas, bromélias, baldes, tambores ou mesmo valas de drenagem. Aqui, a necessidade da fêmea em colocar os ovos pode transformar praticamente qualquer recipiente, mesmo seco, em um potencial criadouro.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
Se identificar as larvas ou ovos do Aedes aegypti dentro de casa, a recomendação é “descartar a água diretamente em terra seca, asfalto ou cimento”, explica Alexandre Piva, médico infectologista e professor da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), para o Canaltech. O descarte nunca deve ser feito em ralos ou no vaso sanitário.
Em seguida, a indicação é “lavar o recipiente com água e sabão, além de esfregá-lo. Não se pode esquecer de limpar bem as bordas do objeto, local preferencial do Aedes”, acrescenta o especialista.
Como matar as larvas do mosquito da dengue
Agora, se não for possível remover a água, vale acrescentar produtos químicos capazes de matar as larvas do mosquito da dengue no recipiente em questão, como orienta Lizandra Guidi Magalhães Caldas, biomédica e professora da Universidade de Franca (Unifran).
“No dia a dia, uma das principais medidas para eliminar as larvas é colocar uma colherinha de água sanitária nos possíveis criadouros”, afirma a biomédica Caldas.
Fora do contexto domiciliar, existem estratégias mais sofisticadas. Nos programas de controle do mosquito da dengue, conduzidos por Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, sob orientação da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), são utilizados os larvicidas biológicos, como o Bacillus thuringiensis israelensis (BTI).
“Essas bactérias são inofensivas para seres humanos e animais de estimação, porém tóxicas para as larvas do mosquito”, afirma Caldas. Quando são aplicadas em recipientes com água parada, conseguem matar as larvas de forma eficaz, sem comprometer o meio ambiente. De forma paralela, pesquisas testam fungos da Amazônia para realizar esta função.
Trending no Canaltech:
- Instagram caiu? Rede desconecta usuários nesta quinta (21)
- iOS 17.4.1 é lançado com pequenas correções para o iPhone
- As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
- Galaxy M55 5G tem visual e ficha técnica reforçados em mais vazamentos
- Médico brasileiro faz 1º transplante de rim de porco para humano
- WhatsApp ganha novo visual no Android com barra inferior
Fonte: Canaltech