Tomado por mais uma onda de calor, o Brasil se vê diante de um incômodo constante. No entanto, nesta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para chuvas intensas em várias regiões do país, com ventos de até 100 quilômetros por hora. Os avisos feitos pelo órgão envolvem “perigo potencial”.
Na última sexta-feira (15), o Inmet fez um alerta vermelho para a onda de calor, indicando “grande perigo”. Mas dessa vez, o perigo é outro.
“Na primeira, entre os dias 18 e 25 de março, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva, que poderão ultrapassar 100 milímetros (tons em vermelho), especialmente no centro-norte do País, devido à combinação do calor e alta umidade, além da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que continua influenciando as instabilidades no extremo norte do Brasil, provocando chuvas intensas”, diz o informe meteorológico do Instituto.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–
Alerta laranja: tempestade
O instituto fez um alerta laranja para 12 estados do país, o que quer dizer “perigo”. De acordo com o informativo, a área “terá temporais isolados especialmente em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina” e “o total de chuva pode ficar em torno de 80 mm”.
⚠️ #Atenção: Previsão de tempestade, hoje (19) em áreas do PR, SC e RS. O volume total de chuva pode chegar a 100 milímetros (mm) em 24h, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo.
🟠 Confira o aviso laranja 👉 https://t.co/tKoWbMc1tX#chuva #tempestade pic.twitter.com/9aeFD5XMlz
— INMET (@inmet_) March 18, 2024
O alerta laranja também vale para os seguintes estados de Amazonas, Pará, Rondônia, Mato Grosso, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará.
“São previstas pancadas de chuvas, com valores que podem superar os 100 milímetros (mm), principalmente em áreas do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. Não estão descartadas a ocorrência pontual de chuvas mais intensas, acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas”, diz o informe.
Alerta amarelo: chuva
Enquanto isso, o alerta amarelo vale para Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.
⚠️#Atenção: Previsão de chuvas intensas, hoje (18) e amanhã (19), em áreas do AM, RR, PA, AP, RO, MT, MS, TO, GO, MA, PI, CE, RN, PB, PE, MG, ES, RJ, PR, SC, RS e em todo SP. O total pode chegar a 50 mm em 24h, com ventos de até 60 km/h.
🟡Confira👉 https://t.co/p3OdKd3tei pic.twitter.com/3WrETPbcwm
— INMET (@inmet_) March 18, 2024
“Pontualmente pode ser registrada chuva mais intensa, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas e, por isso, faz-se necessário o acompanhamento diário da previsão de tempo e dos avisos meteorológicos de tempo severo do Inmet”, reforça o Instituto.
Os perigos da chuva
As tempestades podem causar consequências como inundações e até deslizamentos, o que pode resultar em danos materiais significativos e representar um risco para a segurança das pessoas. Por conta disso, governos e agências meteorológicas costumam fornecer alertas precoces sobre chuvas intensas, permitindo que as pessoas se preparem e ajam de acordo.
Trending no Canaltech:
- Ciência define a partir de qual idade a pessoa é “velha”
- Motorola Edge 50 Pro é confirmado com novo chip Snapdragon 8s Gen 3
- Steam ganha novo recurso para compartilhar contas em família
- Pen drive na parede | Projeto artístico curioso tem adeptos no Brasil
- Programa do IRPF 2024 já está disponível; veja como baixar
- Ilha submersa na costa do Brasil está repleta de minerais preciosos
Fonte: Canaltech