Atriz e cantora indicada ao prêmio APCA por seu papel como Hebe Camargo (1929-2012) em Hebe – O Musical, Débora Reis volta a interpretar a apresentadora paulista em Rita Lee – Uma Autobiografia Musical, espetáculo em que Mel Lisboa também reprisa seu papel como a rainha do rock Rita Lee (1947-2023).
Com estreia prevista para o dia 29 de abril no Teatro Porto, a montagem dirigida por Márcio Macena e Débora Dubois vai narrar a trajetória da compositora através das memórias registradas em Rita Lee – Uma Autobiografia, best-seller instantâneo lançado em 2016. O roteiro e a pesquisa complementar são assinados por Guilherme Samora.
Rita e Hebe desenvolveram uma relação de amizade ao longo da vida servindo uma como fonte de inspiração para a outra. A trajetória de ambas se mistura mesmo antes de a cantora se tornar nome central do rock na América Latina, quando, ainda criança, Rita se livrou de uma bronca da mãe por ter levado uma nota baixa no colégio graças a um show de Hebe.
Contada em forma de anedota, a cena é o ponto de partida para a relação de cumplicidade entre cantora e apresentadora, que culminou, por exemplo, no primeiro selinho dado por Hebe em rede nacional. Foi Rita quem lhe deu a marca registrada.
Hebe Camargo também cruzou os caminhos com a obra de Rita Lee quando gravou duas canções de seu repertório, Saúde (1981) e Só de Você (1982), parcerias com Roberto de Carvalho. A primeira foi registrada em seu último álbum de estúdio, Mulher, de 2010, enquanto a segunda surgiu no disco Pra Você, de 1998.
Essa será a terceira vez que Débora Reis dará vida à apresentadora em dez anos. A primeira foi no musical Rita Lee Mora ao Lado (2014), enquanto a segunda foi em Hebe – O Musical (2017), de Artur Xexéo (1951-2021) e Miguel Falabella. Pelo papel, Reis venceu os prêmios Aplauso e Destaque Imprensa Digital e foi indicada ao APCA e ao Bibi Ferreira.
Fonte: Observatório da Televisão