Cultura

Diogo Vilela volta aos palcos com montagem de O Pagador de Promessas, de Dias Gomes

Publicidade



Pouco mais de um ano após ressuscitar a figura mítica do cantor Cauby Peixoto (1931-2016) em Cauby – Uma Paixão, musical de bolso em que interpretava as canções do músico, Diogo Vilela prepara seu retorno aos palcos em um clássico da dramaturgia nacional. Ele dará vida a Zé do Burro, preotagonista de O Pagador de Promessas, de Dias Gomes (1922-1999).

O espetáculo é uma produção da Cia. Funarj de Teatro Arte e Repertório com estreia agendada para o primeiro semestre na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, zona sul do Rio de Janeiro.

O Pagador de Promessas narra a história de Zé do Burro, um homem humilde que tem como melhor amigo Nicolau, um burro que adoece e fica entre a vida e a morte. Para tentar salvar a vida do amigo, Zé promete em um terreiro de candomblé que faria uma romaria carregando uma cruz para oferecer ao padre da igreja local.

Ao ouvir o motivo da oferenda, o padre impede que o homem entre na igreja, causando revolta e confusão entre os moradores mais pobres de Salvador.

Adaptada para o cinema em 1962 sob a direção de Anselmo Duarte (1920-2009), a obra conquistou a Palma de Ouro no Festival de Cannes e foi indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 1963. O ator Leonardo Villar (1923-2020) deu vida a Zé do Burro, enquanto na adaptação para a TV, produzida em 1988 e exibida pela Rede Globo, José Mayer ficou com o papel.

Ainda não há informações sobre venda de ingressos para a produção que cumprirá temporada no Rio de Janeiro.

Fonte: Observatório da Televisão