Quem usa o aplicativo da Amazon para encher o carrinho nos EUA vai contar com a ajuda de uma inteligência artificial específica para decidir o que comprar por lá. A gigante varejista lançou o Rufus, uma IA capaz de dar pitacos, fazer comparações e sugerir produtos quando acionada pelo usuário, como se você estivesse recorrendo à ajuda de um vendedor de uma loja física.
- Europa pode barrar compra da iRobot pela Amazon por “vantagem injusta”
- Compra da iRobot pela Amazon é cancelada após investigação da Comissão Europeia
Segundo a Amazon (e a título de curiosidade), o nome “Rufus” se trata de uma homenagem ao “trabalhador voluntário mais baixo da empresa”. Trata-se de um cãozinho da raça corgi que pertencia a um funconário da companhia e costumava “dar expedinete” junto de seu dono. O Rufus original faleceu em 2009, aos 15 anos.
O que é o Rufus?
Equipado com um LLM (grande modelo de linguagem) próprio, o Rufus tem treinamento baseado nas próprias informações disponíveis no catálogo da Amazon. A máquina ainda consegue se tornar mais inteligente conforme as pessoas interagem com ela e a alimentam com novos dados.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Na prática, será possível fazer perguntas que quase nada se diferem da experiência em uma loja de shopping, por exemplo, “Rufus, me diga quais as diferenças entre tênis para corrida, trilha e estrada”.
Dessa forma, o assistente virtual formula uma resposta no estilo ChatGPT e também sugere produtos para você adquirir. Por ora, o Rufus é uma função presente só no aplicativo para celulares e tablets.
Será possível acessar o assistente inteligente por meio de um botão disponível na parte inferior do aplicativo. Quem quiser também vai poder ajustar o volume das respostas, variando entre formulações objetivas ou resultados mais detalhados.
Disponibilidade
O Rufus está disponível somente para um pequeno grupo de usuários nos Estados Unidos e não se sabe ao certo quando a novidade será incorporada ao aplicativo da Amazon. No entanto, é esperado que o lançamento aconteça de forma definitiva nas próximas semanas.
Também não há informações quanto à chegada do chatbot no Brasil e nem detalhes sobre a sua adaptação para o público daqui.
Trending no Canaltech:
- O céu não é o limite! | Aurora rara, lander japonês, lago em Marte e mais
- Zeca Pagodinho: 40 anos | Saiba onde assistir ao show de aniversário do sambista
- Meteoritos de asteroide que explodiu na Alemanha são encontrados
- Canaltech vence o Prêmio iBest 2023 na categoria Tecnologia
- 8 modelos de planilhas prontas para controle de gastos mensais
- 20 anos de Facebook | 4 polêmicas que marcaram a rede social
Fonte: Canaltech