Um estudo publicado na BMJ Public Health levantou um alerta para a saúde de quem tem o costume de jogar muito videogame. Os cientistas fizeram uma revisão de 14 estudos que no total envolveram mais de 50 mil participantes, e concluíram que os gamers correm mais riscos de sofrer uma perda auditiva irreversível.
- Jogar videogame pode não ser tão prejudicial quanto se pensava
- Médicos já podem prescrever game como terapia nos EUA
Conforme afirmam os autores, parte do problema é o tempo que essas pessoas passam expostas a volumes elevados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda uma exposição a no máximo 85 decibéis durante quatro horas por semana e 90 decibéis durante uma hora e 15 minutos por semana.
No entanto, o estudo descobriu que os níveis médios de ruído dos fones de ouvido em jogos de tiro estavam entre 88,5 e 91,2 decibéis. Os sons de impulso (ruídos de tiros) ainda podem atingir 119 decibéis.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–
Além de encontrar relação entre jogos e perda auditiva, o artigo também indicou que jogar videogame pode aumentar o risco de zumbido — definido pelo Ministério da Saúde como “uma ilusão auditiva, ou seja, uma sensação sonora não relacionada com uma fonte externa de estimulação”.
Dos estudos analisados, dois mediram objetivamente os níveis sonoros de videogames ou centros de jogos, que são como fliperamas de videogame e populares na Ásia, por isso os autores concluem que as evidências disponíveis atualmente sugerem que os jogos podem ser uma fonte comum de perda auditiva.
“Em geral, os níveis sonoros médios medidos dos videogames quase excederam, ou ultrapassaram, os limites permitidos de exposição sonora e, em média, os indivíduos jogaram videogames durante aproximadamente 3 horas por semana. Entre os cinco estudos revisados por pares que avaliaram associações ou correlações entre jogos e perda auditiva ou zumbido, quatro relataram associações ou correlações significativas”, concluem os pesquisadores.
Trending no Canaltech:
- Galaxy S24 chega ao Brasil para inaugurar nova era da telefonia com IA
- Galaxy S24 chega ao Magalu em 10x sem juros e combo com Galaxy Watch
- Samsung Galaxy S24 terá 7 anos de atualizações do sistema
- Samsung anuncia Galaxy Ring, seu “poderoso e acessível” anel inteligente
- As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
- Samsung já prepara a One UI 6.1 para aparelhos mais antigos
Fonte: Canaltech