Futebol

Real Madrid x Barcelona: todas as finais da história da Supercopa da Espanha entre os dois gigantes do país

Publicidade



Desde a criação da Supercopa da Espanha em 1982, o Real Madrid tem levado a melhor em finais contra o Barcelona. A equipe merengue lidera a disputa com seis vitórias e apenas duas derrotas. A competição é jogada desde 2020 em formato de mata-mata, com semifinais e final entre as duas equipes finalistas da Copa do Rei e as duas equipes mais bem classificadas de LaLiga.

A partir de agora, o 90min relembra a seguir todas as finais da Supercopa da Espanha entre Real Madrid e Barcelona.

1. Real Madrid 3 x 2 Barcelona (1988)

Real Madrid x Barcelona: todas as finais da história da Supercopa da Espanha entre os dois gigantes do país - 1
Real Madrid levou a melhor no confronto | Shaun Botterill/GettyImages

A primeira vez que Real Madrid e Barcelona se encontraram na Supercopa da Espanha foi em 1988, os brancos como campeões da Liga e o Barcelona como campeão da Copa do Rei. A equipe merengue venceu por 2 a 0 no duelo da ida, no Bernabéu, e na volta chegou à vantagem por intermédio de Butragueño. Dois gols de Bakero fez o placar de 2 a 1 e os catalães venceram o jogo, mas não foi o suficiente para se recuperar na final.

2. Real Madrid 5 x 1 Barcelona (1990)

Dois anos depois, o Barcelona tinha a chance de se vingar, mas o Real Madrid não tomou conhecimento do seu rival. O primeiro jogo no Camp Nou terminou 1 a 0 para o Real Madrid, e na volta, 4 a 1 a favor dos Blancos.

3. Real Madrid 4 x 2 Barcelona (1993)

Real Madrid x Barcelona: todas as finais da história da Supercopa da Espanha entre os dois gigantes do país - 2
Equipes disputaram o título em 1993 | Clive Mason/GettyImages

As duas equipes voltariam a disputar o título da Supercopa 1993, com o Barcelona sendo o campeão da Liga e o Real Madrid o campeão da Copa do Rei. Tal como nas duas ocasiões anteriores, os blancos se sagraram campeões depois de vencerem a partida de ida no Bernabéu e empatarem como visitante no jogo seguinte.

4. Real Madrid 5 x 3 Barcelona (1997)

Real Madrid x Barcelona: todas as finais da história da Supercopa da Espanha entre os dois gigantes do país - 3
Seedorf era uma das estrelas dos blancos | Ben Radford/GettyImages

O jogo de ida no Camp Nou terminou com uma vantagem mínima para a equipe da casa (2 a 1) graças aos gols de Nadal e Giovanni que anularam a vantagem inicial de 1 a 0 do adversário. A volta, na primeira visita de Van Gaal ao Bernabéu como treinador do Barcelona, ​​goleada de 4 a 1 da equipe liderada por Jupp Heynckes.

5. Barcelona 5 x 4 Real Madrid (2011)

Real Madrid x Barcelona: todas as finais da história da Supercopa da Espanha entre os dois gigantes do país - 4
Confronto teve fortes emoções | Jasper Juinen/GettyImages

O Barcelona de Pep Guardiola quebrou uma série de derrotas com uma grande vitória na final para erguer a Supercopa da Espanha contra o Real Madrid pela primeira vez na história. O primeiro jogo disputado no Santiago Bernabéu terminou em 2 a 2, com gols de Ozil e Xabi Alonso para os merengues e de Villa e Messi para os catalães. Na segunda partida o Barça venceu por 3 a 2, com dois de Iniesta e um de Messi.

6. Real Madrid 4 x 4 Barcelona (2012)

Último clássico de José Mourinho, o português acabou vencendo a final da Supercopa da Espanha em 2012. O treinador conquistou o troféu contra o Barcelona de Tito Vilanova. Os catalães venceram o jogo de ida, no Camp Nou, por 3 a 2, graças aos gols de Pedro, Messi e Xavi. Cristiano Ronaldo descontou.

A volta no Santiago Bernabéu terminou com a vitória do Real Madrid por 2 a 1, com gols de Higuaín e Cristiano Ronaldo. Esse foi o terceiro e último título conquistado por Mourinho em Madri, de onde sairia ao final da temporada após perder a final da Copa do Rei para o Atlético de Madrid.

7. Real Madrid 5 x 1 Barcelona (2017)

O Real Madrid de Zidane venceu por 3 a 1 no Camp Nou e depois no Bernabéu por 2 a 0, fazendo com que a imprensa começasse a questionar o treinador do Barça Ernesto Valverde.

8. Barcelona 3 x 1 Real Madrid (2023)

A equipe catalã exibiu um grande jogo coletivo e venceu a sua segunda final da história contra o Real Madrid. A equipe de Xavi Hernández derrotou os merengues por 3 a1 graças aos gols de Gavi, Lewandowski e Pedri. A conquista dos blaugranas foi a primeira consagração oficial após a saída de Lionel Messi.

Fonte: 90min