Saúde & Bem-estar

Trauma na infância aumenta risco de dor crônica na vida adulta

Publicidade



Trauma na infância aumenta risco de dor crônica na vida adulta - 1

Segundo um estudo conduzido por cientistaas da McGill University (Canadá) e publicado na European Journal of Psychotraumatology, traumas na infância — como abuso ou negligência — podem aumentar o risco de dor crônica na vida adulta.

A ideia do estudo é levantar alerta sobre esses eventos potencialmente traumáticos que ocorrem antes dos 18 anos de idade justamente para que seja possível tomar medidas para mitigar o seu impacto a longo prazo na saúde das pessoas, algo que deve ser feito o quanto antes.

No artigo, os autores analisaram outros 85 estudos publicados ao longo de 75 anos, com 826.452 participantes expostos a várias formas de trauma infantil. Eles descobriram que o abuso (físico, sexual ou emocional) ou a negligência pode levar a 45% mais probabilidade de relatar dor crônica na idade adulta.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

No entanto, as probabilidades de relatar dor crônica aumentaram com a exposição a vários tipos de traumas simultâneos.

“Estes resultados são extremamente preocupantes, especialmente porque metade da população infantil global é exposta a situações traumáticas todos os anos, colocando-as em maior risco de dor crônica e incapacidade mais tarde na vida”, afirmam os pesquisadores em comunicado divulgado pela própria McGill.

Trauma na infância aumenta risco de dor crônica na vida adulta - 2
Traumas na infância impactam a longo prazo (Imagem: mali desha/Unsplash)

“Há uma necessidade urgente de desenvolver intervenções específicas e sistemas de apoio para quebrar o ciclo de adversidade e melhorar os resultados de saúde a longo prazo para aqueles indivíduos que foram expostos a traumas infantis”, completam os autores.

Saúde na infância x vida adulta

Não é a primeira vez que a ciência lança luz sobre os impactos que a saúde na infância pode gerar a longo prazo. Para se ter uma noção, abusos na infância podem levar a esclerose múltipla na vida adulta, de acordo com um artigo publicado no periódico Journal of Neurology Neurosurgery & Psychiatry.

Além disso, um estudo publicado na revista Science revelou que traumas de infância podem causar transtornos psiquiátricos em até 3 gerações.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech