A 3D Realms e Slipgate Ironworks, dois desenvolvedores dinamarqueses de propriedade de uma subsidiária do Grupo Embracer, foram atingidos por demissões. Os cortes na força de trabalho são apenas os mais recentes de uma longa série de esforços de corte de custos na Embracer, que mais recentemente resultou no fechamento do desenvolvedor do TimeSplitters, Free Radical Design.
Fundada no final dos anos 80 como Apogee Software Productions, a 3D Realms Entertainment é mais conhecida como a criadora da franquia Duke Nukem. Embora fosse originalmente uma empresa texana, foi adquirida pela Slipgate Ironworks, com sede na Dinamarca – então chamada Interceptor Entertainment – e relançada com seu nome atual em 2014, após um período de dificuldades financeiras decorrentes de sua incapacidade de concluir Duke Nukem Forever. A 3D Realms e o restante da Slipgate Ironworks foram adquiridas pela Sabre Interactive, subsidiária da Embracer, no verão de 2021, juntamente com cinco outras empresas.
‘Pelo menos metade’ da equipe da 3D Realms e da Slipgate Ironworks está sendo demitida
Dois anos e meio depois, as empresas estão a ser atingidas por grandes demissões. Isso é de acordo com o fundador da 3D Realms, Scott Miller, que recentemente acessou o Twitter para revelar que muitas pessoas de seu antigo estúdio ficarão momentaneamente desempregadas devido à última onda de cortes na Embracer.
Quanto à extensão desta suposta redução da força de trabalho, o veterano da indústria disse que “pelo menos metade” dos funcionários da Slipgate e da 3D Realms verão as suas funções eliminadas como parte da mudança, citando fontes familiarizadas com o assunto. Outro relatório corroborador sobre o assunto vem do compositor principal do 3D Realms, Michael Markie.
“No Natal deste ano, fui demitido”, escreveu Markie em um tweet de 14 de dezembro, pedindo a qualquer pessoa que procurasse um designer de nível ou áudio que o contatasse. O tweet acima mencionado de Miller viu o fundador da 3D Realms revelar que sua empresa atual, Apogee Entertainment, tentará contratar “pelo menos” duas ou três pessoas do pessoal demitido.
Com base em dados disponíveis publicamente e nas divulgações financeiras da Embracer, toda a Slipgate Ironworks tinha menos de 200 funcionários em meados de 2023. Entre isso e a visão de Miller sobre a situação atual, as demissões de dezembro afetaram ostensivamente dezenas de pessoas. Resta saber como esta redução aparentemente significativa da força de trabalho afetará os projetos existentes do Slipgate, como a estratégia em tempo real Tempest Rising, com lançamento previsto para 2024.
Via: X/Game Rant
Fonte: Observatório de Games