A Meta anunciou que a rede social de microblog Threads terá um sistema estendido de verificação de fatos para combater a desinformação a e propagação de fake news. A novidade foi divulgada pelo diretor da plataforma, Adam Mosseri, em um post nessa terça-feira (12) com a promessa de que o programa será implementado no ano que vem.
Atualmente, o Threads não possui um sistema próprio de verificação de fatos, mas há uma integração com a classificação do Facebook e do Instagram que sinaliza conteúdos inverídicos compartilhados entre as redes da Meta. Ou seja, se uma publicação é marcada como falsa no Facebook, um post quase idêntico no Threads também recebe essa sinalização.
Threads contra fake news
Para 2024, a proposta é oferecer um programa estendido para combater fake news no Threads. Segundo Mosseri, a intenção é ampliar a checagem sobre a veracidade dos conteúdos na plataforma: “nosso objetivo é que os parceiros de verificação de fatos tenham a capacidade de revisar e classificar informações incorretas no aplicativo”.
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Publicado por @mosseriVer no Threads
A página oficial da Meta sobre o Threads revela como os conteúdos marcados como falsos podem ser “rebaixados” de acordo com a preferência do usuário. Com disponibilidade inicial apenas para o público nos Estados Unidos, há “a capacidade de escolher entre aumentar, diminuir ou manter o nível padrão de rebaixamento de conteúdo verificado no Feed.”
Esse sistema é similar ao controle sobre conteúdos sensíveis implementado recentemente pela Meta no Instagram e Facebook — configuração que também é replicada no Threads ao ser acionada pela conta do Instagram.
A intenção de ampliar a verificação de fatos sobre os posts compartilhados no Threads pode estar relacionada à eleição presidencial nos Estados Unidos em 2024.
Nos últimos anos, as redes sociais foram utilizadas amplamente na divulgação de fake news e no disparo em massa por robôs e perfis falsos — e há uma preocupação constante sobre a moderação desses conteúdos.
Nesse sentido, a Meta parece se preparar para um ano eleitoral turbulento no território norte-americano com o desenvolvimento de novos meios para combater a desinformação em suas plataformas.
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Fonte: Canaltech