O Duolingo liberou nesta segunda-feira (4) a sua aguardada retrospectiva anual. Além disso, a companhia divulgou a frase do ano e um relatório de uso que coloca o português brasileiro como o 10º idioma mais popular, deixando para trás o russo na preferência dos usuários.
- Como conseguir o certificado do Duolingo | Proficiência em inglês
- Duolingo ou Babbel: qual o melhor app para aprender outro idioma?
Retrospectiva Duolingo
A marca do nosso idioma aparece como um dos destaques do Year in Review, a retrospectiva da jornada de aprendizado dos alunos em 2023 já disponível para todos a partir desta segunda-feira (4).
Para fazer a sua retrospectiva, basta abrir o aplicativo e conferir tudo na tela.
–
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
–

Idiomais mais populares
O lançamento também marca a publicação de mais um relatório global da plataforma, que mais uma vez tem inglês, espanhol e francês como os idiomas preferidos dos alunos — o trio também foi o mais popular no Brasil.
O top 10, entretanto, traz agora o português e outras mudanças, como o coreano se tornando mais popular que o italiano e subindo para a sexta posição no ranking global — mais uma vez, o turismo é parte do motivo, junto com o interesse global por doramas e k-pop. Com isso, veio outra tendência interessante, com os mais jovens tendo preferência por idiomas asiáticos, estudados em pequenas sessões, enquanto os mais velhos preferem línguas europeias e são mais frequentes na plataforma.
O ranking atualizado com as línguas mais estudadas no Duoligon ficou assim em 2023:
- Inglês
- Espanhol
- Francês
- Alemão
- Japonês
- Coreano
- Italiano
- Híndi
- Chinês
- Português
A frase do ano
A inovação e a inteligência artificial também foram lembradas pelo Duolingo, que elegeu “o pássaro é um bot” como sua frase do ano. A plataforma reflete em campanhas de marketing, com direito a protestos fictícios contra a ave robô, o aumento vertiginoso na adoção de IA por serviços digitais.

Para a cientista sênior de aprendizagem e editora-chefe de conteúdo do Duolingo, dra. Cindy Blanco, as alterações no ranking de idiomas e dinâmicas de ensino refletem mudanças culturais. “Os idiomas são uma ponte entre culturas e vemos [essa] tendência refletida nos dados de [nossos] alunos em todo o mundo, enquanto eventos globais continuam influenciando padrões de ensino”, completa.
O relatório da plataforma cita, por exemplo, a guerra da Rússia contra a Ucrânia como elemento que reduziu o interesse das pessoas pelo idioma. Ao mesmo tempo, uma integração maior entre a América Latina fez com que os vizinhos do Brasil também se interessassem pelo nosso português, com Paraguai e Uruguai sendo os países de maior interesse na língua. Enquanto isso, o coreano teve aumento de 75% em grandes países do mundo, como Índia e EUA, como resultado do maior interesse no entretenimento e artistas do país.
Trending no Canaltech:
- Menino de 10 anos quer que Apple mude desenho do emoji de nerd
- Drone flagra manobra sensacional de navio gigante no Porto de Santos
- Pika 1.0 é a nova versão da IA que cria e edita vídeos
- O céu não é o limite! | Tempestade solar, falha no telescópio Hubble e +
- Os humanos poderiam viver 200 anos se não fossem os dinossauros
- Tesla Cybertruck chega mais cara que o previsto e com anos de atraso
Fonte: Canaltech