O WhatsApp testa dois atalhos para proteger conversas com senha e evitar que os chats sejam facilmente acessados por terceiros. A novidade permite esconder as janelas de bate-papo diretamente pelo menu principal ou pela área de informações dos chats.
- WhatsApp pode ganhar mensagens de status temporárias
- WhatsApp libera envio de fotos e vídeos autodestrutivos no PC
Os atalhos estão disponíveis para alguns testadores da versão mais recente do WhatsApp Beta para iOS e não têm uma previsão de lançamento para todo o público.
Recentemente, o aplicativo de teste para o Android também apresentou os mesmos caminhos para proteger as conversas.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
Chats secretos
Os atalhos para marcar chats secretos podem ser acessados pela tela principal do aplicativo ao tocar e segurar uma conversa para ver o menu de opções ou abrir as informações sobre o contato e acionar um novo botão.
As conversas protegidas com essa função ficam escondidas da tela inicial e armazenadas em uma pasta separada. Além disso, elas só podem ser abertas com uma entrada de senha ou identificação biométrica.
O objetivo é dar mais privacidade às pessoas e impedir que chats determinados sejam consultados por terceiros com acesso ao celular. A exigência de uma senha adiciona uma camada extra de proteção ao bate-papo, e a remoção da tela principal ajuda a esconder a conversa de olhos curiosos.
Os atalhos em teste facilitam a configuração rápida para proteger os chats secretos dentro do mensageiro, com um caminho intuitivo e fácil de ser acessado. Os recursos são iguais nas versões Beta do mensageiro para Android e iOS e podem chegar em breve para o público geral.
Senha para conversas
Enquanto isso, a versão estável do WhatsApp liberou para todos a opção de definir uma senha personalizada para proteger as conversas no app. Antes, só era possível utilizar o PIN ou a biometria para abrir as janelas. Com o cadastro de uma senha diferente do código usado no celular, o aplicativo aumenta a segurança no acesso aos chats secretos.
Trending no Canaltech:
- Governador do Amazonas quer cobrar da Amazon pelo uso da marca
- WhatsApp deixa você proteger conversas com senha personalizada
- Pika 1.0 é a nova versão da IA que cria e edita vídeos
- Descoberta geográfica revela como foram erguidas as pirâmides no Egito
- YouTube Music Recap 2023 chega com a retrospectiva musical do ano
- WhatsApp deve mostrar recado do perfil dentro das conversas
Fonte: Canaltech