Em um recente estudo publicado na revista Science, ratos de laboratório receberam células de cervo e desenvolveram chifres. A proposta do experimento é entender a capacidade dos mamíferos de regenerar órgãos — algo que se perdeu, mas que ainda pode estar presente em determinados genes regenerativos.
- Vídeo: ratos jogam game de realidade virtual em estudo sobre memória
- Ratos sentem cócegas, se divertem e até riem
Conforme explicam os pesquisadores, os chifres envolvem um dos tecidos de regeneração mais rápida no reino animal e oferecem uma visão perfeita de como os mamíferos podem regenerar células regularmente.
O artigo menciona que os mamíferos em geral perderam a capacidade de regenerar órgãos e a maioria dos outros tecidos, portanto, um grande apêndice que cresce regularmente oferece uma visão incomparável sobre como a medicina regenerativa para os ossos poderia funcionar.
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Na busca por medicamentos regenerativos, os autores do estudo criaram um “atlas” regenerativo de chifres de cervo, isolando múltiplas células e genes únicos que são críticos no desenvolvimento do tecido.
Através do estudo, os pesquisadores identificaram um tipo de célula-tronco que era altamente ativa na regeneração, e estas permaneceram com os chifres pouco tempo após a queda. No entanto, no quinto dia após a eliminação, surgiu um novo subtipo de células.
Ratos com chifres
Depois de identificar vários estágios de crescimento dos chifres, a equipe pegou as células-tronco com maior potencial de crescimento e as cultivou em uma placa de Petri antes de implantá-las na cabeça dos camundongos. Eis o resultado:
Após 45 dias, os camundongos desenvolveram mini-chifres devido à “diferenciação das células-tronco em tecido osteocondral”, que segundo os cientistas é essencial para o reparo de fraturas ósseas.
Os mini-chifres dos ratos se alongaram rapidamente, exibindo aos pesquisadores os mecanismos genéticos que resultam em seu desenvolvimento e fornecendo informações sobre como eles poderiam ser utilizados na medicina óssea humana. Anteriormente, estudos também já revelaram o potencial de ratos com superpoderes de regeneração em revolucionar a medicina.
Trending no Canaltech:
- 🔥 Galaxy A54 tem oferta imperdível na Black Friday com cupom da KaBuM!
- Buraco na camada de ozônio não está se regenerando
- Black Friday 2023 | Kabum terá descontos de até 80% e ações online
- 🔥 Galaxy S23 Ultra em oferta imperdível com cupom na Black Friday
- O Galaxy S21 FE ainda vale a pena agora que o S23 FE chegou?
- 🔥 iPhone 15 com ótimo preço na Black Friday com cupom
Fonte: Canaltech