Com dois jogos a menos em virtude de adiamentos necessários no agitado calendário nacional, a 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, em seus oito confrontos programados para o final de semana, foi encerrada na noite de domingo (29) com um dos resultados mais surpreendentes de toda a competição: a vitória por 1 a 0 do Cuiabá sobre o líder Botafogo, em pleno Nilton Santos.
O expressivo resultado do Dourado fora de casa, por justiça, garante o predomínio de jogadores da equipe do Mato Grosso na seleção da rodada. Mas outros vencedores da jornada, como Palmeiras e Atlético-MG, também merecem menção.
A seguir, confira como ficou a seleção ideal da 30ª rodada do Brasileirão, para o 90min:
1. Walter (Cuiabá)
Com nove defesas realizadas – sendo cinco delas consideradas difíceis –, Walter foi o grande nome do triunfo do Dourado no Niltão. O goleiro frustrou Tiquinho Soares, artilheiro do Brasileirão, em duas oportunidades claras.
2. Rodriguinho (América-MG)
É bem verdade que o Coelho perdeu para o Grêmio, mas vendeu caríssimo o resultado e conseguiu balançar três vezes as redes do time gaúcho. Uma delas foi com o ala Rodriguinho, um dos destaques da partida.
3. Marllon (Cuiabá)
No “ataque contra defesa” que acabou sendo a partida entre Botafogo x Cuiabá, Marllon foi muito exigido. E liderou o seu time em ações defensivas, desempenho fundamental para o Dourado sair vitorioso do Niltão.
4. Murilo (Palmeiras)
Murilo é um dos destaques do Palmeiras em 2023 | Alexandre Schneider/GettyImages
Zagueiro que parece estar em todas as partes do campo, Murilo teve atuação importante defensivamente e ofensivamente diante do Bahia, somando dois passes-chave e uma grande chance criada, além de duas finalizações.
5. Guilherme Arana (Atlético-MG)
Arana, pouco a pouco, vai retomando a melhor forma | Eurasia Sport Images/GettyImages
Ainda buscando a melhor forma técnica e física desde que voltou após longa inatividade, Arana teve atuação segura na vitória contra o Fluminense, ajudando na construção ofensiva e somando bons desarmes.
6. Raniele (Cuiabá)
Não tem muita mídia, mas faz um grande campeonato. Contra o Botafogo, somou dez ações defensivas, sendo seis cortes, três chutes bloqueados e um desarme. Acertou todos os passes que tentou, dentre eles o belo lançamento que gerou o gol de Pitta.
7. Matías Zaracho (Atlético-MG)
Zaracho foi bem contra o Fluminense | Pedro Vilela/GettyImages
Adorado pela torcida do Galo, Zaracho, que vive um momento difícil em sua vida pessoal, teve boa atuação contra o Fluminense. Deu uma assistência, se movimentou bastante e saiu de campo emocionado, dedicando a atuação ao seu pai.
8. Raphael Veiga (Palmeiras)
Após dez partidas de jejum, Raphael Veiga fez as pazes com o gol e marcou o tento decisivo na vitória por 1 a 0 sobre o Bahia. Esteve mais leve e mais participativo em campo nesta partida, relembrando sua “velha forma”.
9. Luis Suárez (Grêmio)
O Grêmio arrancou, a forceps, o resultado positivo contra um valente América-MG no Independência. E o 4 a 3 em favor do Imortal passa quase exclusivamente por Luis Suárez, autor de um gol e duas assistências. Ele ainda sofreu um pênalti no jogo.
10. Paulinho (Atlético-MG)
Na Arena MRV, só dá ele! Vivendo o ano mais goleador de sua carreira, Paulinho “maltratou” o Fluminense e marcou os dois gols do triunfo do Galo em casa. É o grande jogador do Alvinegro neste momento.
11. Robson (Coritiba)
Incansável e solidário, Robson vem fazendo um papel tático diferente no Coritiba e, diante do Internacional no Beira-Rio, foi o principal condutor do triunfo de sua equipe por 4 a 3. Marcou dois gols, ambos de pênalti.
Fonte: 90min