O Spotify lançou nesta segunda-feira (16) um espaço dedicado para que artistas vendam itens de merchandising diretamente de suas páginas no serviço. A seção, chamada simplesmente de “Merch”, aparece na rolagem após as faixas mais ouvidas, listas de reprodução e informações sobre os próximos shows tanto nos apps quanto na interface web da plataforma de música.
Os links levam direto para as lojas oficiais de cada artista ou serviços usados por eles para venda de produtos, o que significa que músicos brasileiros também já podem aderir à novidade. Por conta disso, também, o Spotify não recebe uma parte dos ganhos oriundos das vendas, proporcionando apenas um espaço de divulgação para itens como vinis, CDs, camisetas, moletons e até mesmo colecionáveis exclusivos.
Em alguns casos, os artistas também podem fazer uso de uma parceria entre o Spotify e o serviço de e-commerce Shopify. Desde 2021, as duas plataformas têm acordos para a montagem de lojas oficiais para os músicos, com uma interface amigável e semelhante à do serviço musical para tornar o processo de compra de produtos mais natural — finalizar o processo, porém, ainda acontece na loja oficial de cada um.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Cabe a cada artista o envio de itens para o Brasil, por exemplo, assim como a política de preços que são exibidos no app do Spotify. O serviço, enquanto isso, incentiva o uso da solução pelos músicos, já que vê o merchandising como uma forma interessante de monetização e um modelo de negócios que ajuda a gerar ganhos, principalmente, a profissionais independentes ou em começo de carreira, enquanto os já consagrados podem engajar o público com ofertas e artigos exclusivos.
Como fazer compras pelo Spotify?
Para acessar a loja de merchandising do Spotify, basta acessar a página do seu artista favorito e rolar até localizar os itens à venda. A seção “Merch” não aparecerá no perfil dos músicos que não tiverem produtos disponíveis para os fãs, enquanto aqueles que selecionarem as opções presentes serão levados a páginas oficiais para concluir a compra.
Trending no Canaltech:
- Som da Liberdade | Por que um filme cristão virou alvo de polêmica?
- Fotos do eclipse solar: confira imagens do evento astronômico de outubro
- Brasil x Uruguai | Onde assistir ao jogo da Seleção pelas Eliminatórias?
- Xiaomi anuncia sistema operacional HyperOS, sucessor da MIUI
- Novo golpe da vaga de emprego oferece dinheiro para seguir canais no YouTube
- Os 5 animais mais venenosos do mundo
Fonte: Canaltech