A startup japonesa Tsubame Industries chamou atenção com sua mais nova invenção — ARCHAX, um robô gigante de 4,5 metros de altura. Na prática, ele pode ser controlado de dentro e pode virar um veículo. Com 3,5 toneladas, o robô possui uma cabine com monitores que recebem imagens de câmeras externas, então o piloto pode manobrar os braços e as mãos usando joysticks.
- 8 robôs-humanoides com nome e aparência de pessoas
- Japão quer lançar robô esférico e transformável para explorar a Lua
O robô custa aproximadamente US$ 3 milhões (aproximadamente R$ 15,5 milhões). Segundo comunicado, o nome ARCHAX foi escolhido em homenagem ao dinossauro Archaeopteryx.
A tecnologia conta com dois modos de operação: o “modo robô” vertical e um “modo veículo” no qual pode viajar até 10 quilômetros por hora.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
“O Japão é muito bom em animação, jogos, robôs e automóveis, então pensei que seria ótimo se pudesse criar um produto que comprimisse todos esses elementos em um só”, anunciou Ryo Yoshida, executivo-chefe de 25 anos da Tsubame Industries, em entrevista ao The Japan Times.
“Eu queria criar algo que dissesse: ‘Isso é o Japão'”, completou o executivo. Yoshida planeja construir e vender cinco das máquinas, mas espera que um dia o robô possa ser usado para ajuda humanitária em desastres ou na indústria espacial.
Robôs japoneses
No que diz respeito à robótica, o Japão certamente ocupa uma posição de destaque. São inúmeras as inovações desenvolvidas no país em questão. E isso vem desde as tarefas mais rotineiras. Por exemplo: engenheiros da Universidade de Tóquio desenvolveram um robô que consegue descascar uma banana sem esmagá-la.
Já a startup japonesa Telexistence se concentra em implantar robôs para trabalhar como repositores de estoque em lojas de conveniência, com tarefas como reabastecer prateleiras de bebidas ou colocar produtos em gôndulas.
Mas o Japão também já mostrou potencial para a criação de robô gigante, como o Gundam da vida real, de 18 metros e 25 toneladas de peso, que roubou a cena durante a pandemia de covid-19.
Trending no Canaltech:
- Como vai ser o eclipse solar de 2023?
- Som da Liberdade | Por que um filme cristão virou alvo de polêmica?
- Qual a tolerância para não ser multado por radar de velocidade?
- 7 alternativas ao ChatGPT gratuitas
- Conheça a brasileira escolhida pela NASA para ver lançamento da Psyche
- Novo golpe da vaga de emprego oferece dinheiro para seguir canais no YouTube
Fonte: Canaltech