Notícias

Netflix e Disney se juntam a aliança para lidar com regulamentação de streamings

Publicidade



Netflix e Disney se juntam a aliança para lidar com regulamentação de streamings - 1

A indústria do entretenimento sofreu grandes mudanças na última década, principalmente com a chegada de serviços de streaming, como a Netflix. Esses serviços mudaram como filmes e séries são consumidos, o que levanta a possibilidade de eles precisarem ter uma regulamentação mais firme, como já acontece com cinema e TV. Agora, empresas por trás dessas plataformas resolveram se juntar para poder lidar com isso.

Uma aliança entre empresas de streaming foi criada para fortaleer o já poderoso setor, principamente em termos de lobby. A Aliança de Inovação de Streaming (SIA, na sigla em inglês) tratará junto do governo dos EUA as mudanças em políticas que afetem esses serviços.

Netflix e Disney se juntam a aliança para lidar com regulamentação de streamings - 2
Empresas de streaming resolveram se juntar para lutar por seus direitos (Imagem: Reprodução/Freepik)

Os membros da SIA têm como destaque a Netflix e a Disney, com seu Disney+, mas outros serviços fazem parte da coalisão, como Paramount+, Max, Peacock, TelevisaUnivision e outras empresas menores. Algo que chamou a atenção foi o fato de Apple, Amazon, Tubi e Roku, serviços robustos no território americano, não se juntaram ao grupo.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Uma porta-voz para empresas de streaming

A SIA pretende servir como porta-voz de todos os seus membros frente ao governo americano, defendendo que possíveis regulamentações afetem essas empresas. Esse receio surgiu nos últimos anos devido a leis que plataformas de conteúdo, como TikTok e outras redes sociais, possam também ser aplicados aos streamings, o que, em teoria, frearia a inovação da indústria.

Outro elemento a ser levado em consideração é que empresas de streaming existem em um limbo da internet perante as leis americanas, podendo ser afetadas por leis direcionadas a outros aspectos da rede. É com isso o que a SIA pretende lidar.

Netflix e Disney se juntam a aliança para lidar com regulamentação de streamings - 3
Regulamentações de outros elementos da internet podem afetar empresas de streaming nos EUA (Imagem: Unsplash/Ashley Byrd)

Essa aliança também pode ser uma resposta às recentes greves de roteiristas e atores de Hollywood, que paralisaram completamente a indústria do cinema e TV nos Estados Unidos. Com uma coalisão que possa tratar de assuntos de streaming diretamente com o governo americano, existe uma chance de que essas empresas não sejam afetadas por regulamentações trabalhistas, tendo mais poder de barganha no futuro.

Até o momento, a maioria das empresas de streaming não tinham um representante em Washington para trabalhar com o lobby junto ao governo. Com a SIA, que teve como um de seus organizadores Charles Rivkin, o CEO da Motion Picture Association, que representa os maiores estúdios de cinema de Hollywood, essas empresas mostram a força que devem ter no futuro.

Resta saber o quanto isso será benéfico ou não para a indústria do entretenimento e para os seus consumidores.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech