Acabou a sina: o São Paulo, dono de uma das salas de troféus mais recheadas do futebol brasileiro e mundial, enfim celebrou a conquista do campeonato que faltava em sua gloriosa e vitoriosa história. Em uma das tardes mais quentes da história da capital paulista, o Soberano, com o apoio de mais de 63 mil torcedores que lotaram o Morumbi, conseguiu segurar o ímpeto ofensivo do estrelado Flamengo e celebrou a primeira conquista de Copa do Brasil de sua existência.
Vitorioso por 1 a 0 na partida de ida no Maracanã, o Tricolor Paulista adentrou a sua casa precisando apenas de um empate para se sagrar campeão. Para o Rubro-Negro, somente a vitória interessava, cenário que obrigou a equipe carioca a “assumir as rédeas” do duelo e pressionar muito o São Paulo. Com menos de 15 minutos da etapa inicial, o Flamengo já havia obrigado o goleiro Rafael a fazer duas boas defesas, mas ele nada pode fazer quando Bruno Henrique invadiu sozinho a grande área para completar, para o fundo do gol, após finalização firme de Pulgar espalmada pelo próprio Rafael.
- Gabigol inicia final da Copa do Brasil no banco de reservas do Flamengo
- São Paulo perde Arboleda nos minutos iniciais da final da Copa do Brasil; zagueiro sentiu lesão
Com o 1 a 0 contra e o Flamengo indo pra cima de forma “alucinante” pelo segundo gol, o São Paulo se viu momentaneamente nas cordas. Mas em um lance de raríssima felicidade aos 50′ do primeiro tempo, Rodrigo Nestor, com finalização primorosa de fora da área após cruzamento, desafogou o Soberano e recolocou a sua equipe no controle da final.
Na etapa final da decisão, o Rubro-Negro pressionou e tentou o segundo gol a todo custo, mas parou em boas defesas de Rafael e em cortes precisos de Beraldo, um dos grandes destaques da partida. A taça que faltava, não falta mais: o São Paulo, de Dorival Júnior e Lucas Moura, e também dos garotos de Cotia, é o grande campeão da Copa do Brasil de 2023.
Fonte: 90min