A Volkswagen anunciou que vai encerrar o contrato de aproximadamente 50% dos funcionários contratados nos últimos anos para trabalhar na fábrica de carros elétricos situada em Zwickau, na Alemanha.
Segundo a montadora, dos 540 empregados mais “novos de casa”, 269 terão que ser dispensados. Um porta-voz da Volkswagen explicou para a agência Reuters os motivos do corte inesperado .
De acordo com o representante da Volkswagen, a redução no quadro se mostrou necessária por conta das “condições atuais do mercado”. Ele garantiu, porém, que a montadora “continua 100% convencida do caminho para a eletromobilidade”.
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
A planta de Zwickhau é responsável pela produção de 6 modelos de carros elétricos de 3 diferentes marcas do grupo. Entre eles, destacam-se o ID.3 e o ID.4, ambos já testados pelo Canaltech, e o Audi Q4 e-tron.
Tesla e chineses: os “culpados”
A baixa demanda pelos carros elétricos da Volkswagen tem dois principais “culpados”: a Tesla, que segue dominante no segmento, e as marcas chinesas, como a BYD, que também vêm apresentando novos modelos e conquistando a confiança do consumidor.
A Volkswagen ainda conta com quase 11 mil funcionários na planta de Zwickhau e espera, a partir do corte, conseguir manter o plano de investir pesado no segmento elétrico e não precisar mexer na força de trabalho.
Trending no Canaltech:
- Entenda a trend do Império Romano que se espalhou pelas redes sociais
- Google tem enigma que libera faixas de novo álbum de Taylor Swift
- Primeiro salmão vegano impresso em 3D chega aos supermercados europeus
- Concorrente do Twitter, Bluesky chega a 1 milhão de usuários
- IA generativa Adobe Firefly é lançada para todos
- 😱 OFERTA ÚNICA | Galaxy S22 Ultra atinge preço excepcional para estudantes
Fonte: Canaltech