Horóscopo

Foto mostra exoplaneta maior que Júpiter em sistema com três estrelas

Publicidade



Foto mostra exoplaneta maior que Júpiter em sistema com três estrelas - 1

O Very Large Telescope, no Chile, capturou uma imagem de um exoplaneta orbitando a estrela HIP 81208, a 480 anos-luz da Terra. Apesar de o sistema já ser conhecido pelos astrônomos, eles ficaram surpresos ao descobrir este objeto ali, com quase 15 vezes a massa de Júpiter.

Para tornar o sistema ainda mais intrigante, saiba que este exoplaneta orbita a estrela, que orbita outra ainda maior. Esta, por sua vez, é orbitada por uma anã marrom, um tipo de objeto popularmente conhecido como estrela fracassada. O apelido não foi escolhido semo motivo: as anãs marrons não são massivas o suficiente para realizar fusão nuclear, e são grandes demais para serem consideradas planetas.

Chamado Cb, o membro recém-descoberto no sistema é tão massivo que quase poderia ser considerado uma anã marrom. Ele foi identificado quando os astrônomos liderados por A. Chomez, do Observatório de Paris, analisaram novamente dados arquivados do instrumento SPHERE, do VLT. Enquanto muitos usam métodos que detectam planetas indiretamente, o SPHERE trabalha com o imageamento direto.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

Foto mostra exoplaneta maior que Júpiter em sistema com três estrelas - 2
Os astrônomos descobriram o objeto Cb no sistema HIP 81208; até então, eles pensavam que ali havia somente a estrela central (A), uma anã marrom na órbtia dela (B) e uma estrela de baixa massa (C)(Imagem: Reproduçã/ESO/A. Chomez et al.)

Como o nome indica, este nome é como uma fotografia tradicional, ou seja, a foto que você viu acima é uma imagem real do sistema. Para encontrar novos mundos desta forma, os astrônomos precisam trabalhar com telescópios potentes e câmeras de altíssima sensibilidade.

Segundo o Observatório Europeu do Sul, este é o primeiro sistema quádruplo hierárquico já encontrado por meio do imageamento direto, e vai ser de grande importância para a compreensão da formação e evolução de sistemas complexos como este.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Astronomy & Astrophysics.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech