Durante o evento Innovation, a Intel finalmente revelou a data de lançamento dos vindouros processadores Meteor Lake para dispositivos portáteis. Os modelos chegam ao mercado só em dezembro, sob a tutela da nova nomenclatura Core Ultra.
- Intel anuncia novidades para “democratizar” o uso de IA
- Intel adota substrato de vidro na fabricação de chips
Os primeiros processadores Intel Meteor Lake Core Ultra têm data de lançamento marcada para 14 de dezembro. A nomenclatura designa os processadores mais potentes da geração. Essa não é uma informação totalmente nova, uma vez que a companhia já havia anunciado esses planos em junho.
No entanto, ainda não foram informadas quais famílias de CPUs chegarão primeiro ao mercado. Olhando a estratégia da marca, não seria surpresa ver os novos Intel Core Ultra 5, 7 e 9, já que são os modelos com maior potencial de performance.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Meteor Lake usa chip para Inteligência Artificial
Os Meteor Lake trazem características bem diferentes na nova geração, incluindo um sistema de chiplets através da tecnologia de empacotamento Foveros 3D. A produção é feita com máquinas Ultra Violeta Extrema (EUV), em um processo de litografia de 7 nanômetros, conhecido como Intel 4.
Todavia, o destaque do evento foi a integração de uma NPU (Unidade de Processamento Neural). Esse é um chip voltado para ajudar os computadores em tarefas relacionadas à Inteligência Artificial. Pat Gelsinger, CEO da Intel, chamou os notebooks com processadores Meteor Lake de “AI PCs”, explicitando sua visão de que o mundo da tecnologia entrou em uma nova era da computação doméstica.
Também vale dizer que essa geração continua o legado de arquitetura híbrida, introduzida em 2021 pela empresa. As novas CPUs para notebooks vão atuar com núcleos de Performance e Eficiência, com a adição de um núcleo de eficiência de baixo consumo energético para auxiliar certas demandas.
Por enquanto, a Intel ainda não divulgou detalhes adicionais sobre os processadores Meteor Lake, como preço ou as unidades específicas que estarão disponíveis.
Trending no Canaltech:
- Entenda a trend do Império Romano que se espalhou pelas redes sociais
- Primeiro salmão vegano impresso em 3D chega aos supermercados europeus
- Google tem enigma que libera faixas de novo álbum de Taylor Swift
- Concorrente do Twitter, Bluesky chega a 1 milhão de usuários
- Como é a técnica ancestral da China que substitui o ar-condicionado
- IA generativa Adobe Firefly é lançada para todos
Fonte: Canaltech