Os quadrinhos de super-heróis vivem um eterno dilema sobre como amadurecer seus personagens na cronologia contínua de suas revista: mostrar que eles também envelhecem na ficção, mesmo em um tempo mais lento, sem que os leitores sintam que eles se tornaram velhos demais? Enquanto não há uma resposta exata para isso, as editoras tentam ao mesmo transmitir uma passagem de tempo minimamente verossímil, e é isso que tem acontecido com Batman.
- Batman | Ressurreição de personagem muda elemento místico no cânone da DC
- DC nomeia seu herói mais inteligente — e não é Batman nem Superman
Durante décadas, Batman parecia ser eterno, mesmo sendo um mortal que opera no auge da capacidade humana em todos os sentidos diariamente. Mas essa sensação de que nada pode abater seu vigor vem mudando recentemente nos quadrinhos da DC. E isso não vem exatamente dos leitores, que, claro, já perceberam; mas sim de ele mesmo e dos seus próprios colegas de equipe nas histórias, o que torna seu envelhecimento oficial na continuidade da editora.
Batman, assim como a Liga da Justiça, vem se recuperando dos exaustivos eventos da saga de “terror de verão” da DC, Knight Terrors. Em Batman/Mulher-Gato: A Guerra de Gotham – Battle Lines #1, lançado recentemente, Bruce Wayne, ao acordar cansado, é informado que foi possuído por Deadman e ficou inconsciente por nada menos do que oito semanas.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Mais tarde, quando Bruce se pergunta o que aconteceu, a resposta é simples: “O tempo aconteceu. A idade aconteceu”.
Aliados de Batman notam que ele envelheceu e está mais lento
Vale destacar que vários aliados da BatFamília também notaram isso, provando que não se trata de um incidente isolado. Knight Terrors: Detective Comics #2, lançado há algumas semanas já havia mostrado uma realidade de pesadelo em que Barbara e Jim Gordon são amaldiçoados.
Enquanto Bárbara estava fragilizada nos braços do pai, ela confessa que estava procurando maneiras de proteger Gotham City, depois de perceber que Batman e Jim já mostravam sinais da idade. Ela diz que Bruce “nunca admitirá… mas está achando muito mais difícil fazer o que faz todas as noites”.
Além disso, outras edições de meses recentes, Batman não conseguiu derrotar a “contingência robótica” Failsafe, causando sua aparente morte. Some a isso ao fato de, no início de Knight Terrors, a trama ter sugerido que Bruce não somente sofre o tempo agindo nos danos corporais, como também em suas lesões mentais.
Para completar, Batman também sente cada vez mais dificuldade em conter sua “personalidade reserva”, o Batman de Zur-En-Arrh, sob controle. E isso tudo acontece justamente em um momento em que ele está prestes a iniciar uma guerra contra a Mulher-Gato em Gotham City.
Vale destacar que, desde Batman: O Cavaleiro das Trevas, publicado em meados de 1980, várias histórias, a exemplo de Batman do Futuro, mostraram como seria o avanço da idade para o Homem-Morcego — afinal ele é “apenas” um ser humano, e ser falível é grande parte do charme do personagem.
A Marvel Comics e a DC Comics com revistas publicadas mensalmente há décadas na mesma continuidade, mantêm um esforço contínuo para equilibrar a passagem de tempo real e ficcional, para que os leitores também possam sentir algo realmente mudou na trajetória de amadurecimento de seus heróis prediletos. E o envelhecimento de Batman tem tudo a ver com isso.
Trending no Canaltech:
- Fim do imposto de importação para compras de até US$ 50 no AliExpress
- Burning Man: do suposto surto de ebola à enxurrada de lama e doenças
- Review Edifier QD35 | Uma caixa de som transparente com LEDs
- Qual a melhor temperatura para ter uma boa noite de sono?
- DC estraga acidentalmente mistério sobre 2 Coringas na atual cronologia
- Ciclone que provocou 4 mortes no RS avança para o Sudeste
Fonte: Canaltech