Um dos grandes problemas das IAs que geram imagens é que suas criações nem sempre podem ser identificadas como tal de pronto, mas o Google pretende resolver este problema. Subsidiária da Gigante da Web, a DeepMind anunciou a tecnologia SynthID que opera como uma marca d’água invisível que revela quando uma imagem foi criada por IA.
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A novidade começa a ser distribuída inicialmente a um número restrito de usuários do Vertex AI com acesso ao Google Imagen, a IA generativa de imagens da empresa.
“Ser apto a identificar conteúdo gerado por IA é fundamental para capacitar pessoas com conhecimento de quando estão interagindo com mídia gerada [por iA] e ajudar a prevenir a propagação de desinformação”, explica o texto publicado no site oficial da DeepMind.
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Marca d’água para imagem criada por IA
De acordo com o Google DeepMind, o SynthID é uma marca d’água digital invisível ao olho humano, ou seja, não “estraga” o visual de uma imagem. Contudo, ela fica embutida nos pixels da figura, permitindo a sua identificação por programas “caçadores” de imagens geradas por inteligência artificial.
“Criamos o SynthID de modo que ele não comprometa a qualidade da imagem e permita à marca d’água permanecer detectáveis, mesmo depois de modificações como adição de filtros, mudança de cores e salvar com vários esquemas de compressão com perda — comumente usada em JPEGs”, relata o Google.
Níveis de identificação
O Google explica que o SynthID terá três diferentes níveis de identificação de uma imagem:
- Digital watermark detected – a imagem foi provavelmente gerada pelo Imagen;
- Digital watermark not detected – não é provável que a imagem tenha sido criada pelo Imagen;
- Digital watermark possibly detected – a imagem pode ter sido gerada pelo Imagen.
Bom, mas não infalível
Apesar de exaltar o benefício de saber identificar uma imagem gerada por IA, o Google pondera que a tecnologia não é “infalível”.
“O SynthID não é uma infalível contra manipulações extremas de imagens, mas oferece uma abordagem técnica promissora para capacitar pessoas e organizações no emprego responsável de imagens geradas por IA”, explica a companhia.
Para o futuro, o Google revela que a tecnologia pode alcançar mais modelos de criação de imagem por IA, inclusive de outras empresas. Que esse tipo de recurso é útil não há muita discussão, resta saber se ele vai funcionar na prática e em larga escala.
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Fonte: Canaltech