O trabalho online é uma opção muito versátil para quem procura formas de ter uma renda extra. Muitas alternativas exigem apenas um aparelho conectado à internet e podem ser adaptadas à rotina da pessoa, com atividades versáteis e disponíveis no tempo livre.
- 10 sites de emprego gratuitos para você enviar seu currículo
- 6 aplicativos de cashback para receber “dinheiro de volta”
Os resultados financeiros dependem de diversos fatores, como a rentabilidade de cada plataforma, o tempo gasto, as estratégias adotadas e, em algumas situações, o investimento inicial. De qualquer forma, são possíveis soluções para quem procura uma renda adicional para ajudar com as contas do mês ou criar uma reserva financeira.
15 opções para ter uma renda extra trabalhando online
As opções consideram três fatores principais: não precisam de muita infraestrutura além de computador ou celular conectado à internet, podem ser usadas em poucas horas do dia ou em finais de semana e funcionam como uma fonte de renda comprovada.
–
Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.
–
Veja algumas opções para obter renda extra de forma comprovada, sem ocupar muitas horas do dia a dia e com infraestrutura básica (computador ou celular conectado à internet).
1. Criar uma loja online
Há um leque muito grande de opções para vender produtos pela internet. Você pode escolher entre opções para desapegar de itens usados, trabalhar com encomendas ou até usar o estoque de outras plataformas em sistemas de revenda.
Após escolher o que deseja comercializar, o próximo passo é decidir onde vender: criar um site, usar plataformas de marketplace (como Amazon, Magalu ou Mercado Livre) ou recorrer aos catálogos de redes como Instagram e Facebook são opções comuns.
2. Dropshipping
Ainda no segmento das vendas, o dropshipping é uma opção popular para ter uma renda extra. Essa prática consiste em vender produtos sem manter um estoque físico — no lugar disso, a pessoa entra em contato direto com fornecedores para combinar cada pedido e as opções de entrega.
3. Assistir a vídeos
Redes sociais como Kwai e TikTok oferecem promoções com retorno financeiro para quem acessa o app diariamente, assiste a vídeos e cumpre objetivos determinados por cada app. No caso do TikTok, é comum receber bonificação ao publicar com sons em alta na rede.
Porém, é importante ressaltar que essas estratégias são adotadas para aumentar a audiência de cada aplicativo. Plataformas com uma base de usuários já consolidada não oferecem uma quantia tão grande de dinheiro ao cumprir todos os requisitos — confira um guia completo sobre as opções para ganhar dinheiro vendo vídeos na internet.
4. Responder a pesquisas
Poucas tarefas são mais simples do que responder a pesquisas online para ganhar dinheiro. Pelo celular ou pelo computador, é possível preencher seus formulários com a sua opinião e ser recompensado por isso. Entretanto, a oferta de pesquisas por pessoas pode ser baixa nas plataformas mais populares.
O Google Opinion Rewards é uma opção famosa, com recompensas em créditos da Google Play Store. Além disso, você pode conferir plataformas como Life Points, Opiniões de Valor e Toluna.
5. Fazer lives
As transmissões ao vivo são uma forma de obter dinheiro nas redes sociais. Plataformas como TikTok, Facebook e Instagram oferecem um sistema para receber presentes e doações em dinheiro durante uma live.
Essa opção não garante uma fonte fixa de renda e depende muito da atividade dos espectadores — as chances de sucesso são maiores para quem tem um grande engajamento em cada plataforma. Por outro lado, exigem poucos recursos para a gravação além da própria câmera do celular.
6. Criar um canal de lives e vídeos
Ainda no segmento dos vídeos, você pode recorrer a ferramentas com programas de parcerias para criadores, como em Twitch e YouTube. No caso do canal do YouTube, você ainda pode alternar entre transmissões ao vivo e vídeos publicados no canal.
A Twitch também possui um sistema de recompensas para quem faz lives constantemente e bate algumas metas estipuladas pela empresa. No entanto, vale lembrar que essa atividade pode demandar mais tempo e, em alguns casos, requer um investimento inicial em equipamentos.
7. Participar de programas de afiliados
O programa de afiliados é uma estratégia de marketing digital muito comum: as pessoas participantes recebem um link específico para redirecionar a uma loja ou produto específico, rendendo uma comissão financeira a cada venda concluída.
Dessa forma, você não precisa se preocupar em criar um conteúdo para vendê-lo na web — o material já está pronto, mas precisa de uma estratégia de vendas. Nesse caso, você pode recorrer ao WhatsApp e outras redes sociais para promover o produto.
Estas plataformas oferecem uma modalidade para afiliados:
- Amazon (marketplace);
- Eduzz (cursos e infoprodutos);
- Hotmart (cursos e infoprodutos);
- Shein (marketplace);
- Shopee (marketplace).
8. Trabalhar como freelancer
O trabalho autônomo ou de freelancer rende pagamentos a cada serviço prestado individualmente. É possível combinar o pacote de entregas, os prazos e o valor final antes de começar a atividade e criar uma fonte de renda extra sem vínculo de emprego.
As oportunidades variam em diferentes áreas do mercado de trabalho, com demandas para produção de textos, gerenciamento de redes sociais, criação de artes visuais e programação, entre outras.
Tenha em mente que algumas plataformas voltadas para freelas cobram uma taxa de comissão a cada serviço finalizado. Você pode conferir estes sites:
- 99Freelas (99freelas.com.br);
- Fiverr (br.fiverr.com);
- Trampos (trampos.co);
- Workana (workana.com).
9. Criar infoprodutos
Os infoprodutos são conteúdos informativos que podem ser vendidos pela internet. Isso inclui e-books, cursos, videoaulas e webinars. Se você domina alguma área do conhecimento, pode aproveitar o tempo livre para criar material de aprendizado e ainda receber dinheiro.
Esses materiais podem ser combinados com o marketing de afiliados para uma estratégia de vendas. Plataformas como Hotmart e Udemy disponibilizam ferramentas completas para gerenciar um infoproduto.
10. Tradução
Se você domina algum idioma estrangeiro, pode tentar ganhar dinheiro a partir de trabalhos de tradução. Normalmente, as plataformas usam o sistema de freelancer em cada projeto: você combina a quantidade de demandas, o valor e o prazo, enquanto o contratante paga ao final do serviço.
O Translated (translated.com/tradutores) é um site especializado para essa função, mas você também pode encontrar oportunidades em outras plataformas voltadas para freelas.
11. Vender conteúdo exclusivo
Apesar da associação com o conteúdo adulto, plataformas como o OnlyFans podem ser usadas para diferentes fins: existem canais voltados para culinária, música e bem-estar, por exemplo.
A vantagem desse formato é a possibilidade de criar um sistema de assinatura para vender material exclusivo.
12. Vender fotos e vídeos para empresas
Bancos de imagens famosos na internet também podem comprar fotos e vídeos feitos por profissionais da área. Se você trabalha com esse tipo de conteúdo, pode considerar uma renda extra com a venda.
Alguns sites populares incluem:
- Adobe Stock (Imagens, ilustrações e vídeos: contributor.stock.adobe.com)
- Alamy (Imagens: alamy.com/contributor);
- Foap (Imagens e vídeos: foap.com/photographer);
- Getty (Imagens, ilustrações e vídeos: joinus.gettyimages.com)
- Shutterstock (Imagens: submit.shutterstock.com);
- Vimeo (Vídeos: vimeo.com/pt-br/ondemand/startselling)
13. Indicar aplicativos
Muitos aplicativos oferecem um programa de indicação para aumentar a base de usuários no app. Esse caso é parecido com o marketing de afiliados: você recebe um link personalizado, e pode ganhar uma compensação financeira quando alguém criar um cadastro a partir dessa fonte.
O bônus normalmente é convertido em cashback ou cupom de desconto — não é exatamente a mesma coisa do que receber o dinheiro na conta, mas é uma opção para abater o valor de compras.
Estes aplicativos possuem um programa de indicação:
- Iti (Android | iOS);
- Meliuz (Android | iOS);
- PicPay (Android | iOS);
- Uber (Android | iOS);
- Wise (Android | iOS);
É importante lembrar que se tratam de ações promocionais. Logo, cada empresa tem a liberdade de encerrar o recurso a qualquer momento.
14. Participar de competições de games
Já pensou em levar seus talentos em games para o cenário competitivo? Mesmo sem participar de uma organização de esports, é possível encontrar campeonatos que valem dinheiro.
Além das plataformas oficiais de cada jogo, existem sites de terceiros que criam torneios paralelos. Você pode consultar as melhores opções de acordo com o que gosta de jogar e verificar os horários.
15. Vender itens em jogos
Outra forma comum para ter uma renda extra na área dos games envolve a venda de itens obtidos nos jogos. É possível ganhar elementos cosméticos ao jogar títulos como Counter-Strike: Global Offensive e vender as raridades no mercado da plataforma.
Além disso, a Steam possui um sistema de cartas obtidas ao jogar qualquer título adquirido na loja da Valve. Você também pode vender os itens no mercado da comunidade e ganhar um saldo na carteira.
Os jogos Play to Earn também surgem como uma alternativa — esses títulos oferecem tokens e criptomoedas como recompensas para quem joga e cumpre objetivos. No entanto, muitas opções exigem um investimento inicial para conquistar recompensas futuras.
Quer mais opções?
Todas essas sugestões consideram atividades de curta duração e podem ser incorporadas à rotina diária. No entanto, se você procura mudar de carreira para algo no ambiente digital, pode conferir cargos e outras oportunidades para ganhar dinheiro na internet.
Trending no Canaltech:
- Elon Musk cogita trocar luta com Mark Zuckerberg por debate verbal
- HQ explica os nomes das Tartarugas Ninja da nova geração
- Cães farejam câncer? 10 doenças identificáveis pelo olfato canino
- O que explica o fracasso do Novo Honda Civic no Brasil?
- 10 referências e easter eggs em Thor: Amor e Trovão
- Disney+ quer acabar com compartilhamento de senhas
Fonte: Canaltech