Tecnologia

Máquina do Tempo | Como era o visual antigo do YouTube

Publicidade



Máquina do Tempo | Como era o visual antigo do YouTube - 1

Você recorda como era o visual antigo do YouTube? A popular plataforma de streaming foi inovadora ao tornar simples e acessível o compartilhamento de vídeos online.

Como eram as versões antigas do YouTube

Criado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, três ex-funcionários do PayPal, o YouTube é uma importante plataforma para quem deseja compartilhar conteúdo audiovisual de diversos tipos, desde educativo até entretenimento.

Desde o princípio, o YouTube cresceu de forma acelerada devido à sua facilidade de uso e à falta de um concorrente igualmente bom. Em 2006, o Google adquiriu o site de vídeos por $1,65 bilhão, o que ajudou a impulsionar ainda mais sua popularidade.


Siga no Instagram: acompanhe nossos bastidores, converse com nossa equipe, tire suas dúvidas e saiba em primeira mão as novidades que estão por vir no Canaltech.

YouTube em 2005

A versão inicial da página do YouTube na internet exibia um design bastante simples, inspirado na estética do Google — que na época ainda não era dono do YouTube. A plataforma oferecia sugestões de tags de busca populares e apresentava algumas opções de vídeos enviados por outros usuários.

Máquina do Tempo | Como era o visual antigo do YouTube - 2
O YouTube estreou na internet em 2005 (Imagem: Reprodução/Web Design Museum)

YouTube em 2007

Após a aquisição pelo Google, o YouTube passou por uma evolução visual significativa. A plataforma expandiu suas opções, com maior variedade de vídeos para escolher, além de ferramentas e recursos para aprimorar a experiência do usuário.

Máquina do Tempo | Como era o visual antigo do YouTube - 3
O YouTube apostou em um visual com mais conteúdo em 2007 (Imagem: Reprodução/Web Design Museum)

YouTube em 2009

No ano de 2009, o YouTube passou por leves modificações em sua página, que resultaram em um visual mais organizado e com destaque maior no campo de busca.

Máquina do Tempo | Como era o visual antigo do YouTube - 4
O site do YouTube reduziu levemente as informações na tela inicial (Imagem: Reprodução/Web Design Museum)

YouTube em 2012

No ano de 2012, a página do YouTube passou por uma transição visual, adotando uma estética bastante diferente em comparação aos anos anteriores. No entanto, essa mudança teve uma duração relativamente curta.

Máquina do Tempo | Como era o visual antigo do YouTube - 5
O visual do YouTube mudou radicalmente em 2012 (Imagem: Reprodução/Web Design Museum)

YouTube em 2013

Em pouco tempo, YouTube optou por realizar outra alteração de design e obteve resultado que serviu como base para a aparência atual do site. Isso inclui um menu de opções localizado no canto esquerdo e uma ênfase nos vídeos no centro da página, se estendendo até o lado direito.

Máquina do Tempo | Como era o visual antigo do YouTube - 6
A base do visual do YouTube surgiu pela primeira vez em 2013 (Imagem: Reprodução/Web Design Museum)

YouTube em 2018

Em 2018, é possível notar que o site do YouTube preservou o design, porém adotou uma abordagem mais simplificada e organizada em comparação aos anos anteriores. O destaque principal está no logo, o qual passou pela maior alteração desde sua versão inicial.

Máquina do Tempo | Como era o visual antigo do YouTube - 7
O YouTube manteve sua estética com design refinado (Imagem: Reprodução/Web Design Museum)

YouTube em 2023

Com alguns ajustes estéticos, o YouTube continua, em 2023, a adotar um design semelhante ao dos anos anteriores. O formato geral da página permanece praticamente constante, assim como o logotipo da plataforma, que não passou por mudanças significativas ao longo desse período.

Máquina do Tempo | Como era o visual antigo do YouTube - 8
O YouTube se manteve consistente com estética voltada para o conteúdo da plataforma (Imagem: Captura de tela/Thiago Furquim/Canaltech)

Se você quiser aprender como fazer parte da plataforma, confira como criar um canal no YouTube e como enviar vídeos para a plataforma.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech