Uma nova invenção pode mudar a vida de pessoas surdas: um par de óculos com realidade aumentada, capaz de gerar legendas em tempo real. A tecnologia — chamada TranscribeGlass — ganhou repercussão após viralizar no TikTok, conquistando o público por conta de sua premissa.
- Dia Nacional de Prevenção à Surdez: quem ama tecnologia também precisa se cuidar
- 1 bilhão de jovens podem perder a audição por usar fone de ouvido errado
No vídeo, as legendas aparecem quase ao mesmo tempo em que o cofundador da tecnologia, Tom Pritsky, fala com a interlocutora. Pritsky é mestrando em informática biomédica na Universidade Stanford, nos EUA, e possui perda auditiva bilateral. Desenvolveu a invenção junto de seu colega Madhav Lavakare.
Em entrevista ao The Stanford Daily, Pritsky chegou a expor algumas das necessidades que levaram à criação dos óculos: estar sempre frente a frente com a pessoa para se comunicar, por exemplo, é uma das “dores” que a tecnologia pode resolver. “Poder acompanhar a conversa caminhando lado a lado é incrível. Nunca tivemos uma troca como essa”, afirmou o pesquisador, na ocasião.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–
O site do TranscribeGlass explica que é possível usar a invenção mesmo se a pessoa já costuma usar óculos no cotidiano, uma vez que seu design foi projetado para encaixar nas hastes da armação. O site também anuncia um app que acompanha os óculos, e serve tanto para iOS quanto Android.
@transcribeglass At TranscribeGlass we’re building the world’s first all-day wearable subtitles. Here’s our CEO Tom demonstrating what it would look like to use TranscribeGlass! #foryou #fyp #ai #hearing #assistivetech #accessibility ♬ original sound – transcribe
Como funcionam os óculos que geram legendas
As legendas são então enviadas via Bluetooth para o item, que as projeta no campo de visão do usuário por meio de realidade aumentada. A pessoa pode então ajustar o tamanho e a localização do texto para melhor se adequar ao seu ambiente.
Ao Stanford Daily, Lavakare contou que se inspirou para criar o dispositivo após saber que um amigo surdo havia desistido do ensino médio devido a problemas de acessibilidade.
À medida que o projeto ganhava força, a Lavakare começou a levantar fundos, recrutar mentores e montar uma pequena equipe de funcionários. Em 2020, a empresa foi adquirida pelo Indian Institute of Technology em Delhi, uma incubadora de startups, e recebeu mais uma doação dos governos dos Estados Unidos e da Índia.
Tecnologia para pessoas surdas
Cientistas têm se mobilizado a trazer novas tecnologias para ajudar pessoas surdas. Em 2022, pesquisadores do Departamento de Eletrônica da Universidade de Málaga, na Espanha, desenvolveram um dispositivo que permite aos usuários “ouvir” música usando apenas o tato para identificar diferentes tipos de variações sonoras no espectro audível.
Além disso, uma equipe do MIT inventou um tratamento que promete reverter perda auditiva. A terapia envolve células progenitoras, que são capazes de se transformar em qualquer outra célula, como as células-tronco, com a diferença de que elas se dividem um número limitado de vezes. O grupo usa para fazer crescer células ciliadas, que normalmente não se regeneram: o tratamento traz ao menos uma quantidade delas de volta, devolvendo um pouco da audição ao paciente. No futuro, isso pode representar um avanço para as pessoas surdas.
Trending no Canaltech:
- Solteiros trocam Tinder por Google Docs para encontrar crushes na internet
- Apps de Bradesco, Nubank, Santander e outros têm instabilidade nesta segunda (7)
- Vacina contra Alzheimer é eficaz em testes com animais
- App do Itaú tem instabilidade e fica fora do ar nesta segunda-feira (7)
- O que explica o sucesso absurdo da RAM Rampage no Brasil?
- Real Digital muda de nome e agora se chama Drex, anuncia o BC
Fonte: Canaltech