A Kawasaki prometeu recentemente que todo seu portfólio será composto por motos 100% elétricas até 2035 e, de acordo com informações do site Motorcycle.com, completou os primeiros passos da missão nesse início de agosto.
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O site conseguiu informações junto aos órgãos de homologação da Austrália, e revelou que a Ninja e-1 e a Z e-1 encerraram os testes da fase de protótipos. Isso significa que ambas estão regularizadas para que a Kawasaki possa iniciar as vendas dos dois modelos de motos elétricas.
As imagens dos documentos de homologação mostram que o design das duas motos é bastante similar aos protótipos mostrados durante o EICMA 2022 (Esposizione Internazionale delle Due Ruote), realizado em novembro na cidade de Milão, na Itália.
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Como são as 1ªs motos elétricas da Kawasaki?
As duas 1ªs motos elétricas da Kawasaki a chegar ao mercado têm como base consagrados modelos a combustão da marca japonesa: elas compartilham as carrocerias da Ninja 400 e da Z400 a gasolina, além de terem herdado freios e rodas das respectivas versões de 300 cilindradas.
De acordo com os dados homologados na Austrália, as motos elétricas da Kawasaki terão um powertrain de 9 kW, potência equivalente a 12,1 hp. Os números são ligeiramente inferiores aos informados anteriormente pela marca — 11 kW, ou 14,8 hp. As baterias, por sua vez, têm capacidade combinada de 3 kWh.
As vindouras Ninja e-1 e a Z e-1 terão a mesma distância entre-eixos de 1.369 milímetros, e devem pesar entre 135 e 140 kg, conforme descrito nos dados da homologação. Não ficou claro, porém, se o peso já inclui as duas baterias removíveis que, somadas, representam 24 quilos no total.

Ainda não há data certa para a chegada das motos elétricas da Kawasaki ao mercado, mas a intenção da montadora japonesa é que ambas façam parte da gama de modelos à venda já em 2024. Ambas estão confirmadas para o mercado brasileiro.
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Fonte: Canaltech