A Saudi Pro League está constantemente nas manchetes no momento, com a transferência de Cristiano Ronaldo para o Al Nassr em dezembro passado, abrindo caminho para uma das maiores revoluções da história do futebol. Desde então, vários dos melhores jogadores do mundo seguiram o astro português para o Oriente Médio e, com fundos ilimitados, muitos outros continuarão a fazer a mudança.
Quatro equipes da Saudi Pro League têm o apoio financeiro do Fundo de Investimento Público do país: Al Ittihad, Al Hilal, Al Ahli e Al Nassr. Esses clubes são agora conhecidos como os Quatro Grandes e parecem ser os principais concorrentes ao título da liga de 2023-23, de acordo com as últimas probabilidades de aposta.
Todos eles fizeram negócios incríveis até agora na janela de transferências, por isso vale a pena fazer um rápido resumo das chegadas recentes dos quatro grandes.
Al Hilal
O Al Hilal tem estado muito ocupado nessa janela de transferências e certamente não está se contendo em nada, gastando quase 200 milhões de euros em quatro jogadores – trazendo Kalidou Koulibaly do Chelsea por 23 milhões de euros, Ruben Neves do Wolverhampton Wanderers por 55 milhões de euros, Sergej Milinkovic-Savic da Lazio por 40 milhões de euros e tornando o atacante brasileiro Malcom o jogador mais caro da história da Saudi Pro League (por enquanto) com uma taxa de 60 milhões de euros por seus serviços.
O Al Hilal já quebrou o recorde de transferências da liga duas vezes nessa janela e tinha aspirações de tornar Kylian Mbappe o jogador mais caro do mundo, já que uma oferta de 300 milhões de euros foi aceita pelo Paris Saint-Germain. No entanto, apesar de ter recebido uma oferta de contrato de mais de 700 milhões de euros, o francês não tem interesse em se mudar para a Arábia Saudita.
O atacante do Fulham, Aleksandr Mitrovic, também foi associado a uma transferência para o Al Hilal, que poderia custar mais de 45 milhões de euros.
Al Nassr
O Al Nassr não gastou tanto dinheiro quanto seus rivais nessa janela de transferências e Ronaldo pode estar começando a se preocupar com a possibilidade de sua equipe ser deixada para trás pelo resto dos grandes jogadores da Saudi Pro League, já que agora eles são os terceiros favoritos no mercado de esporte bet definitivas.
O embargo de transferências imposto pela FIFA devido a dívidas pendentes não deve ter ajudado seus planos de transferência, mas o time trouxe três jogadores por um total de 50 milhões de euros. O meio-campista central Seko Fofana é o mais caro deles, com 28 milhões de euros, enquanto Marcelo Brozovic custou 18 milhões de euros ao Al Nassr, vindo da Inter de Milão. O brasileiro Alex Telles é a mais recente chegada, vindo do Manchester United por apenas 7 milhões de euros.
Acredita-se que Eric Bailey e Hakim Ziyech sejam outros dois jogadores que estão no radar do Al Nassr, já que Luis Castro pretende melhorar a equipe depois de trocar o líder do Brasileirão, Botafogo, pelo Oriente Médio recentemente.
Al-Ittihad
O Al-Ittihad pode não ter gastado tanto dinheiro quanto os seus rivais nessa janela, mas os negócios têm sido perspicazes e as contratações feitas até agora já os tornaram os grandes favoritos para vencer a Saudi Pro League pelo segundo ano consecutivo e aumentar o seu recorde na divisão para 19 títulos.
O atual vencedor do Ballon d’Or, Karim Benzema, e o meio-campista vencedor da Copa do Mundo, N’Golo Kante, juntaram-se ao Al-Ittihad gratuitamente após o término de seus contratos com o Real Madrid e o Chelsea, respectivamente, enquanto o empolgante ponta Jota chegou do Celtic por 30 milhões de euros.
O ex-treinador do Wolves, Nuno Espírito Santo, quer garantir que sua equipe mantenha o título e espera-se que haja mais contratações, como a de Fabinho, do Liverpool.
Al-Ahli
Outra equipe que ainda não gastou muito nessa janela de transferências, Edouard Mendy é a única compra do Al-Ahli até o momento. O goleiro senegalês foi fundamental para o sucesso do Chelsea na Liga dos Campeões em 2021, mas caiu em desgraça em Stamford Bridge e foi contratado pelo time saudita por apenas 18,5 milhões de euros.
Ele não é o único ex-jogador da Premier League a assinar com o Al-Ahli neste inverno, já que Roberto Firmino chegou em uma transferência gratuita depois que seu contrato acabou no Liverpool. O brasileiro ganhou todos os troféus disponíveis durante seus oito anos em Merseyside e deixa Anfield como uma lenda do clube.
O Al-Ahli fez algumas transferências de dentro da liga, trazendo Sumaihan Al-Nabit e Fahad Al-Rashidi do Al-Taawoun e Abdullah Otayf do Al-Hilal. No entanto, o time pode voltar sua atenção para a Premier League, já que está interessado em Allan Saint-Maximin, do Newcastle United, de propriedade saudita.