Parece que o objeto misterioso encontrado em uma praia na Austrália realmente era lixo espacial. Segundo informações da Agência Espacial Australiana, o item em questão parece fazer parte de um foguete da ISRO, a agência espacial da Índia.
- Lixo espacial: o que é e por que preocupa os cientistas?
- Quem é o responsável legal caso um foguete atinja uma pessoa ou uma propriedade?
O objeto tem formato cilíndrico e alguns cabos, e foi encontrado durante o mês de julho. A descoberta rendeu todo tipo de especulação, com alguns sugerindo se tratar de algum objeto voador não identificado. Havia também a possibilidade de o fragmento pertencer ao foguete LVM3, usado no lançamento da missão Chandrayaan-3.
“Concluímos que o objeto localizado em uma praia perto de Jurien Bay, na Austrália Ocidental, é provavelmente um estrito de um terceiro estágio descartado do [foguete] Polar Satellite Launch Vehicle”, escreveu a agência espacial, em um tuíte.
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
We have concluded the object located on a beach near Jurien Bay in Western Australia is most likely debris from an expended third-stage of a Polar Satellite Launch Vehicle (PSLV).
The PSLV is a medium-lift launch vehicle operated by @isro.
[More in comments] pic.twitter.com/ivF9Je1Qqy
— Australian Space Agency (@AusSpaceAgency) July 31, 2023
O Polar Satellite Launch Vehicle (PSLV) é um veículo lançador indiano de terceira geração, capaz de levar carga úteis múltiplas à órbita. Ele voou pela primeira vez em 1994, e foi usado nos lançamentos das missões Chandrayaan-1, Mars Orbiter, entre outras.
Após a descoberta, o objeto foi removido e armazenado. Agora, a agência espacial australiana está trabalhando em parceria com a ISRO para determinar os próximos passos. Segundo um acordo das Nações Unidas firmado em 1968, os detritos espaciais devem ser devolvidos aos seus países de origem.
Esta não é a primeira vez que objetos espaciais são encontrados no território australiano. No ano passado, uma peça com quase três metros de extensão foi encontrada em uma fazenda no país; depois, o astrofísico Brad Tucker analisou o objeto e descobriu um número de série. No fim, o objeto provavelmente era parte de uma espaçonave Crew Dragon, da SpaceX.
Trending no Canaltech:
- 5 motivos para não comprar o Nissan Versa 2024
- Motorola Moto G14 vaza com preço baixo, proteção contra água e grande bateria
- 6 chatbots com IA para usar no WhatsApp
- O Xbox Series X não faz mais sentido no Brasil, e o PS5 nada tem a ver com isso
- Menus do WhatsApp ganham novo visual no iPhone
- Sonda Voyager 2 perde contato com a Terra temporariamente
Fonte: Canaltech