É imprescindível que um trabalho acadêmico como TCC, monografia e dissertação seja formatado corretamente, e hoje em dia há como fazer capa de trabalho nas normas ABNT sem muita complicação graças às facilidade dos aplicativos de edição de texto, como o Microsoft Word e o Google Docs.
Como formatar capa de trabalho nas normas ABNT
A princípio, toda capa de trabalho acadêmico deve contar com os seguintes elementos na exata ordem abaixo:
- Nome da instituição (opcional);
- Nome do departamento ou curso (opcional);
- Nome do(a) autor(a);
- Título;
- Subtítulo (se houver);
- Número de volumes (se houver);
- Cidade;
- Ano.
Os itens citados, bem como a sequência deles, podem variar de acordo com as exigências de cada instituição de ensino.
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Como formatar capa no Word
- Abra um documento do Word;
- Clique em Layout > Margens > Margens personalizadas;
- Defina as margens da seguinte forma:
- “Superior” com 3 cm;
- “Inferior” com 2 cm;
- “Esquerda” com 3 cm;
- “Direita” com 2 cm;
- Clique em OK;
- Toque em “Início” e selecione a fonte Arial ou Times New Roman;
- Ajuste o tamanho da fonte para 12;
- Pressione Ctrl + A e clique em “Centralizar”;
- Clique em “Opções de parágrafo”;
- Selecione 1,5 no espaçamento entre as linhas;
- Digite as informações da capa.
Como formatar capa no Docs
- Abra um documento no Docs;
- Clique em Arquivo > Configuração da página;
- Defina as margens da seguinte forma:
- “Superior” com 3 cm;
- “Inferior” com 2 cm;
- “Esquerda” com 3 cm;
- “Direita” com 2 cm;
- Clique em “OK”;
- Toque no botão “Fonte” e selecione Arial ou Times New Roman;
- Ajuste o tamanho da fonte para 12;
- Pressione Ctrl + A, clique “Alinhar” e em “Alinhar no centro”;
- Clique em “Espaçamento entre linhas e parágrafos”;
- Selecione 1,5 no espaçamento entre as linhas;
- Digite as informações da capa.
As informações referentes à instituição ou ao curso, quando incluídas, devem ser separadas por uma única linha. Da mesma maneira, o título e o subtítulo, assim como a cidade e o ano, são dispostos com uma única linha de separação.
Todos os elementos da capa são distribuídos de forma espaçada ao longo da página. É obrigatório utilizar letras maiúsculas (caixa alta) em todas as informações da capa — mantendo o alinhamento centralizado, sendo que somente o título deve estar em negrito.
Como formatar folha de rosto nas normas ABNT
A folha de rosto ou contracapa é uma página que segue a capa e tem a função de identificar o trabalho acadêmico — compartilhando informações adicionais sobre sua natureza e propósito. Se você já tiver feito a capa no Word ou no Docs, a formatação também vai estar ajustada para a contracapa. Veja como deve ser feita:
- Autor ou autores devem ser o primeiro elemento dа folha de rosto (caixa baixa, centralizado);
- Título prіncіpаl (caixa alta, nеgrіtо, centralizado);
- Subtítulo (caso haja), precedido dе dоіs pontos (caixa baixa, centralizado);
- Nota dе apresentação explicando a natureza do trabalho, seguido do nome dа instituição а que é submetida е área dе concentração оυ disciplina. Deve estar alinhado a 7 cm para a direita;
- Nome completo dos orientadores, também recuados а 7 cm para а direita;
- Local, mais precisamente a cidade (centralizado no final da página);
- Ano da entrega (centralizado no final da página).
Como fazer as “Considerações finais” nas normas ABNT?
As “Considerações Finais” ou “Conclusões” permitem o autor ou a autora apresentar as reflexões finais sobre o tema abordado. Ao formatar essa seção de acordo com as normas da ABNT, siga o passo a passo abaixo:
- Título tem que se chamar “Considerações Finais” ou “Conclusão”, centralizado, em negrito e com todas as letras maiúsculas;
- Texto deve ter parágrafos justificados, espaçamento entre linhas de 1,5 e recuo especial na opção “Primeira Linha”;
- Recomendações e sugestões costumam ser opcionais, mas se você quiser incluí-las, crie um subtítulo específico como “Recomendações” ou “Sugestões”;
- Referências devem ser citadas corretamente de acordo com as normas ABNT. Inclua-as na seção de “Referências” no final do documento;
- Numeração de Páginas deve se fazer presente nas considerações finais, de acordo com as demais seções do trabalho;
- Margens e Fonte devem ser as mesmas adotadas para o restante do trabalho.
Vale reforçar que todas as orientações acima são diretrizes gerais, e sempre é recomendável consultar as normas específicas utilizadas pela sua instituição para garantir que você está formatando o trabalho de forma correta.
Caso tenha dúvidas específicas sobre outros elementos do trabalho acadêmico, confira um guia prático e completo ensinando como formatar um TCC.
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Fonte: Canaltech