O sucesso da série De Volta aos 15, da Netflix, e do filme Perdida, lançado nos cinemas em julho de 2023, mostrou que filmes e séries baseados em livros teen, quando bem adaptados, conseguem conquistar o público e fazer sucesso. As duas obras foram inspiradas em títulos voltados para jovens leitores, sendo que a primeira é de autoria da escritora Bruna Vieira, e a segunda é assinada por Carina Rissi.
- 5 melhores filmes e séries baseados em livros de romance teen
- 7 melhores filmes de romance teen para assistir na Netflix
Mas, não são apenas esses livros juvenis que estão conquistando os leitores. Carina Rissi, por exemplo, teve outro título adaptado para o audiovisual: a série No Mundo da Luna que está disponível na HBO Max. Além dela, Thalita Rebouças, famosa escritora de livros infanto-juvenis, também teve suas obras adaptadas para o cinema, como Fala Sério, Mãe!, Ela Disse, Ele Disse e Confissões de Uma Garota Excluída.
E esses são apenas exemplos nacionais, mas o cinema e principalmente os streamings já mostraram o quanto a literatura teen ainda tem muitas histórias para contar e o quanto o público segue ávido por esse tipo de conteúdo. Por sorte, há uma infinidade de outros livros excelentes disponíveis nas livrarias e bibliotecas só esperando ganhar uma versão em carne e osso para conquistar novos fãs. Conheça algumas delas.
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
5. Eu e Esse Meu Coração
Um dos livros teen que ganhou mais destaque nas prateleiras das livrarias em 2022 e 2023 é Eu e Esse Meu Coração, de Christie Craig Hunter. Lançado em 2018, o título é indicado para leitores a partir de 14 anos e conta a história de Leah MacKenzie, uma adolescente que literalmente não tem coração. Para sobreviver, ela conta com um aparelho externo que faz as funções do órgão e o qual ela tem que carregar dentro de uma mochila.
Um dia, ela é surpreendida com a notícia de que há um coração disponível para fazer o transplante. Acontece que o órgão é de Eric, um garoto da sua escola que supostamente se matou.
Sem acreditar muito nessa história, Leah vai atrás de Matt, o irmão gêmeo do doador, e eles descobrem que têm muito mais em comum do que poderiam imaginar. A consequência disso? Os dois se apaixonam e, juntos, começam a investigar o que pode ter acontecido a Eric.
Com uma trama que mescla romance e muito sofrimento, Eu e Esse Meu Coração tem a trama perfeita para ser adaptada para os cinemas, e certamente iria conquistar aqueles que adoram chorar vendo um bom drama nas telonas
4. A Seleção
Um dos livros teen que mais divide opiniões é A Seleção, da autora Kiera Cass. A obra é o primeiro título de uma série composta por cinco publicações e chegou a ter os direitos comprados pela Netflix, mas após alguns anos de indefinição, a gigante do streaming decidiu cancelar a adaptação cinematográfica.
A notícia foi dada pela própria Kiera em suas redes sociais, que confirmou que por ora não existe outro projeto sendo trabalhado, o que causou desapontamento nos fãs.
A trama se passa em um futuro distópico no qual 35 meninas são selecionadas para participar de uma competição a fim de ganhar o coração do príncipe Maxon Schreave. Uma das competidoras é America Singer, uma menina que não queria participar da disputa, mas que acaba se envolvendo com o príncipe mais do que gostaria.
Enquanto um novo projeto de adaptação não é confirmado, o que resta é ler os livros e torcer para que eles cheguem o mais rápido possível às telonas.
3. A Biblioteca da Meia Noite
Com mais de 2 milhões de exemplares vendidos, A Biblioteca da Meia-Noite se consolidou como um best-seller teen. Escrito por Matt Haig e traduzido para o português por Adriana Fidalgo, o livro conta a história de Nora Seed, uma mulher de 35 anos que não vê muito sentido na vida e se arrepende das escolhas do seu passado.
Um dia, no entanto, ela encontra a Biblioteca da Meia-Noite, um local que permite que ela volte no tempo e desfaça situações complicadas. Mas, será que essa nova possibilidade vai realmente lhe fazer feliz?
Abusando da imaginação, o livro leva o leitor para uma gostosa viagem no tempo e tem potencial para ser adaptado para o cinema — até porque a temática de volta no tempo e realidades com passados alternativos segue em alta em Hollywood.
2. Mentirosos
Lançado em 2014, Mentirosos foi ressuscitado pelos BookTok, contas do Tik Tok que falam sobre livros, e voltou a se tornar um sucesso de público. O livro é assinado por E. Lockhart e conta a história dos Sinclair, uma família rica e renomada que não aceita que está em decadência.
Cadence — neta primogênita e principal herdeira —, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis e juntos formam um grupo que foi batizado de Mentirosos.
Tudo ia bem, até que Cadence sofre um acidente e acaba perdendo a memória recente. Ela logo percebe que todos da família a tratam bem até demais e, desconfiada, decide voltar à ilha onde houve o acidente para juntar as lembranças e pistas do que realmente pode ter acontecido consigo.
Um dos principais best-sellers teen, Mentirosos ainda não ganhou uma adaptação para o cinema, mas certamente se isso vier acontecer tem chances de ser um sucesso de público justamente pelo tom de mistério em torno do que aconteceu com a protagonista.
1. É Assim que Começa
Uma das autoras teen mais famosas — e que, inclusive, fura a bolha e atinge outros públicos — é Collen Hoover. Conhecida por títulos que mesclam romance com temáticas mais profundas, ela se consagrou com É Assim Que Acaba, livro que inclusive já ganhou uma adaptação para as telonas, sendo protagonizado por Blake Lively (Gossip Girl). Por isso mesmo, a gente quer ver é a sequência sendo adaptado.
Em É Assim que Começa, Collen continua a história de Lily, a mocinha que após se divorciar de Ryle, reencontra Atlas, sua antiga paixão da adolescência com quem não falava há quase dois anos.
Alternando entre os pontos de vista dos dois, a obra aprofunda o relacionamento de ambos e ainda traz um panorama sobre como está a vida de Ryle após o divórcio. Como o primeiro livro já foi adaptado para as telonas, é possível que o segundo também tenha o mesmo desfecho.
Trending no Canaltech:
- 5 motivos para não usar o WhatsApp GB
- Barbie │ Bilheteria ultrapassa super-heróis e quebra alguns recordes do cinema
- Redmi 12 5G é flagrado em teste com chip Snapdragon e 8 GB de RAM
- Por que volante do Renault Kwid cai no colo dos motoristas?
- Embraer anuncia fábrica de carros voadores no interior de São Paulo
- OpenAI anuncia app oficial do ChatGPT para Android
Fonte: Canaltech