O retorno de um personagem icônico, o apogeu de um clássico e de uma era em que o chumbo reinava aparecem entre os melhores jogos de ação para o PlayStation 4. A quarta e extremamente bem-sucedida plataforma da Sony continua dando seus frutos até os dias de hoje para quem tem o console há anos enquanto nomes absolutos entregam muito o que jogar para quem decidir chegar agora.
Foi aqui que Kratos renasceu em God of War e que conhecemos as origens de um Velho Oeste em início de decadência na saga envolvende de Red Dead Redemption 2. Enquanto isso, GTA 5, um clássico já na geração passada, retornou em sua mais grandiosa forma, com direito a um modo online que conta com milhões de jogadores até os dias de hoje, quase uma década depois do lançamento.
E essa é só uma amostra do que temos entre os 10 melhores jogos de ação do PlayStation 4:
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
10. Sekiro: Shadows Die Twice
Dando um tempo de Dark Souls, a franquia que a transformou em uma das maiores desenvolvedoras do cenário atual, a From Software vai ao Japão antigo. Inspirado em clássicos que já citamos aqui, como a série Tenchu, o designer Hidetaka Miyazaki aborda mais a furtividade e os golpes precisos do que os elementos de RPG enquanto nos leva em uma história de vingança.
Sekiro: Shadows Die Twice foca em diferentes estilos de combate, que devem ser combinados pelo jogador de acordo com o inimigo que está sendo enfrentado. O desafio, claro, é alto, enquanto o cenário oferece diferentes rotas de exploração e, claro, privilegia os ataques sorrateiros. Um dos melhores jogos da história do estúdio, do PS4 e, inclusive, vencedor do prêmio de melhor jogo de 2019 no The Game Awards.
9. Horizon Zero Dawn
É curioso notar como este game da Guerilla Games, uma das produtoras mais prestigiadas do rol de estúdios dedicados à plataforma PlayStation, é feito de contrastes. Estamos diante de um mundo gigantesco, com máquinas enormes e que remetem a dinossauros, enquanto seguimos uma história individual, que fala sobre encontrar a si mesma e, principalmente, seu lugar no mundo.
É essa a história de Alloy em Horizon Zero Dawn. Em um futuro pós-apocalíptico em que a humanidade voltou ao tribalismo que se mistura com tecnologia de ponta, ela é uma pária a quem sempre foi negado o direito de entender mais sobre si mesma. O destino, entretanto, muda essa situação e faz com que ela não somente entenda seu lugar na Terra, mas também o que aconteceu com o planeta e a participação de quem veio antes em tudo isso.
8. Ghost of Tsushima
O código dos samurais é colocado à prova quando um ataque inimigo se aproxima. É essa a premissa da saga de Jin Sakai, que se vê no limite entre a honra e a violência enquanto tenta defender sua casa e território da invasão dos mongóis, com direito a membros da própria família sob a lâmina afiada de um tirano.
Ghost of Tsushima traz alguns dos mais belos cenários vistos no PlayStation 4 e, também, uma exploração de mundo aberto fora do convencional, com o vento sendo nosso guia. Dá para escolher entre atacar com tudo ou ser elegante e piedoso, como a honra pede, com as escolhas tendo influência no andamento do game e também no comportamento do ambiente, que serve como um reflexo dos sentimentos internos do protagonista.
7. Marvel’s Spider-Man
Nova York é impressionante na vida real e também neste game, que se esforça para passar a sensação do que é ser o Amigo da Vizinhança. Entre uma das movimentações mais deliciosas já vistas em um game de herói e o rol de personagens clássicos do personagem da Marvel está uma quantidade esmagadora de opções do que fazer em um game absurdamente envolvente.
Marvel’s Spider-Man se apoia na tradição de games do Homem-Aranha para ir além, entregando uma história que mostra o Cabeça de Teia já formado, mas ainda com muito a aprender. O título originalmente lançado para PS4 conta ainda com a introdução de Miles Morales, personagem que também ganhou um spin-off tão bom quanto o original.
6. Resident Evil 2
O remake de um dos jogos mais importantes e cultuados de todos os tempos fez jus ao original, por mais difícil que isso parecesse. Seguindo o ritmo de uma nova era na sua obra do horror de sobrevivência, a Capcom retorna à infecção viral em Raccoon City e atualiza suas mecânicas, entregando um game moderno e absolutamente assustador.
Leon e Claire são os personagens principais de Resident Evil 2. Ela busca pelo irmão desaparecido, enquanto ele é um policial idealista em seu primeiro dia de trabalho, ambos envolvidos na conspiração da Umbrella, uma empresa farmacêutica cujos desígnios sinistros estão ligados diretamente à destruição da cidade.
5. Uncharted 4: A Thief’s End
O último roubo de Nathan Drake é o tema central de um dos games mais impressionantes da biblioteca do PS4. A personalidade dos games anteriores se junta a alguns dos gráficos mais bonitos do console em uma história cheia de dilemas morais e íntimos. Ainda que o ensejo aqui seja a busca por tesouros e riqueza, os dilemas do protagonista são parecidos com os de todo mundo.
O fim do ladrão, no subtítulo de Uncharted 4, é uma escolha meramente pessoal entre o espírito de aventura que levou Nathan adiante, mas também o aproximou da morte, e o conforto de uma família, cuja riqueza não pode ser calculada em ouro. Em mais uma jornada pelo mundo, conhecemos novos personagens e encontramos velhos amigos para o que é, até agora, o fim de uma era.
4. Shadow of the Colossus
O remake de um dos jogos mais impressionantes e épicos de todos os tempos continuou assim no PlayStation 4. Supervisionada pelo criador Fumito Ueda, a Bluepoint Games entrega uma versão ainda mais interessante do clássico absoluto, mantendo o que o tornou especial e trazendo melhorias de qualidade de vida que o tornam ainda mais eterno.
Shadow of the Colossus é a saga de Wander, um jovem que declara guerra aos colossos para reviver uma garota chamada Mono. Sozinho, mas acompanhado do fiel cavalo Agro, ele desbrava planícies e enfrenta desafios colossais (literalmente) enquanto mistérios que nem o próprio protagonista percebe vão se revelando. Quem escalou estas criaturas jamais se esqueceu do que viu.
3. God of War
Enquanto um dos personagens mais célebres da linha PlayStation, Nathan Drake, chegava ao seu final, outro figurão ganhava uma desejada reformulação. Trocando de mitologia, Kratos agora quer viver uma vida pacífica e familiar em um mundo nórdico, deixando para trás seu passado de Bom de Guerra na Grécia. Tanto rastro de sangue, porém, não se limpa fácil e seu legado rapidamente o alcança.
God of War, de 2018, elevou o nível da franquia ao apresentar uma nova jogabilidade, muito mais pesada e com câmera próxima do protagonista, enquanto o estilo hack ‘n slash foi substituído por um controle mais convencional. Não foram a lugar algum, porém, as cenas épicas e os combates absurdamente violentos, agora dispostos em um mundo aberto enorme e cheio de possibilidades.
2. Grand Theft Auto V
Oficialmente, este game foi lançado no PlayStation 3, mas foi aqui que ele encontrou seu verdadeiro potencial. A até então obra-prima da Rockstar levou os jogadores a uma Los Santos contemporânea para contar uma história que acontece simultaneamente com três personagens, cheia de críticas sociais, muito cinismo e, principalmente, liberdade.
Mais do que isso, a versão PS4 de Grand Theft Auto V viu seu modo multiplayer tomar forma própria e se tornar, até hoje, um dos games mais jogados da plataforma. O pacote faz isso ao ampliar o rol de opções e adicionar conteúdo constantemente, entregando uma das experiências mais variadas do console da Sony.
1. Red Dead Redemption 2
A Rockstar lidera novamente um ranking de melhores games para uma plataforma PlayStation com um dos títulos mais impressionantes de todos os tempos. A história de um Velho Oeste em decadência, que já havia nos encantado no passado, retorna com ares ainda mais soturnos e épicos, enquanto conhecemos a origem daquilo que mexeu tanto conosco.
Red Dead Redemption 2 traz Arthur Morgan como protagonista. O membro da gangue Van Der Linde se vê dividido entre a lealdade ao líder e sua própria moral, em uma trama que se desenrola em um mundo aberto cheio de vida e possibilidades, em que a campanha principal é apenas uma entre centenas de opções disponíveis e caminhos para seguir. Um dos melhores jogos do PS4 e também de todos os tempos.
Trending no Canaltech:
- Barbie │ 5 críticas sociais que o filme faz
- Por que volante do Renault Kwid cai no colo dos motoristas?
- OpenAI anuncia app oficial do ChatGPT para Android
- BYD celebra bom momento e anuncia descontão para o Song Plus DM-i
- 5 motivos para NÃO usar o Windows
- Pokémon GO │ O que são as Rotas e como usar o novo recurso do game
Fonte: Canaltech