Os desenvolvedores de Lisa: Definitive Edition revelaram que tiveram que censurar o lançamento do jogo para PlayStation. Embora a Serenity Forge e a Dingaling Productions tenham emitido uma declaração de que nenhuma dessas mudanças altera a identidade central de Lisa, o fundador da Serenity Forge, Zhenghua Yang, confirmou que a editora foi forçada a fazer essas mudanças.
Desenvolvido por Austin “Dingaling” Jorgensen, Lisa é uma série de jogos indie clássicos cult que começou com Lisa: The First em 2012. Foi seguido por Lisa: The Painful RPG em 2014 e Lisa: The Joyful em 2015. Situado antes e depois um evento apocalíptico chamado The Flash, os jogos Lisa abordam temas de saúde mental, abuso físico e emocional e uso de drogas.
Uma versão remasterizada da segunda e terceira parcelas chamada Lisa: Definitive Edition foi lançada para todas as principais plataformas em 18 de julho de 2023. Lisa: Definitive Edition faz várias alterações nos RPGs de terror desenvolvidos por Dingaling. Algumas delas são decisões puramente criativas, como mecânica de jogo atualizada e missões e diálogos adicionais.
No entanto, outras mudanças surgiram da necessidade de fazer o Lisa estar em conformidade com as políticas de conteúdo da Sony e da Nintendo. Embora algumas cenas tenham sido alteradas em todas as plataformas, o lançamento do PlayStation apresenta a censura mais agressiva, com a editora removendo várias representações de abuso de substâncias.
A Serenity Forge não considera essas mudanças um grande problema, mas o fundador Zhenghua Yang confirmou no Twitter que a editora não teve escolha no assunto.
Lisa: Definitive Edition já está disponível para PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.
Via: Game Rant/Twitter
Fonte: Observatório de Games