Competição mais importante do calendário da modalidade, a Copa do Mundo Feminina é a grande atração do futebol mundial em 2023. Sob holofotes cada vez mais intensos, o torneio chega à sua 9ª edição histórica prometendo a sua melhor versão, tanto no futebol jogado dentro das quatro linhas, quanto na cobertura, transmissão e estrutura que cerca o evento.
Para quem ama futebol feminino, as expectativas em torno da edição que acontecerá entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, na Austrália & Nova Zelândia, são as melhores possíveis. Isso porque há muito de inovador e pioneiro na edição, e é justamente sobre isso que falaremos hoje.
A seguir, o 90min apresenta 5 motivos pelos quais a Copa do Mundo da Austrália & Nova Zelândia é revolucionária.
1. Primeira edição de Copa Feminina no Hemisfério sul
Pela primeira vez na história da Copa do Mundo Feminina, uma edição do torneio será disputada no Hemisfério sul, já que todas as oito edições anteriores haviam sido realizadas em países do Hemisfério norte. Outra curiosidade em torno disso é que teremos o primeiro Mundial do futebol feminino sendo disputado durante o inverno de seus países-sede.
2. Primeira edição de Copa Feminina sediada por dois países
Ter uma edição de Copa do Mundo disputada em dois ou mais países não é algo tão comum na trajetória do torneio: 2023 será a primeira vez geral para o futebol feminino, e a segunda vez histórica, já que a Copa do Mundo Masculina de 2002 aconteceu na Coreia do Sul/Japão. O Mundial Feminino deste ano, no entanto, é o primeiro de todos os tempos organizado por duas confederações distintas (AFC e OFC).
3. Primeira edição de Copa do Mundo na Oceania
Outra inovação trazida por esta edição da Copa do Mundo Feminina é o fato de levar a experiência de um Mundial para um continente que, até aqui, não havia experimentado isso: considerando tanto feminino quanto masculino, a Oceania nunca havia recebido um torneio deste porte. Será, portanto, a primeira Copa do Mundo do continente.
4. Copa da expansão: 8 estreantes, 32 seleções
A primeira edição de Copa do Mundo Feminina, realizada em 1991, contou apenas com 12 seleções. Já a edição de 2019, disputada em solo francês, teve a participação de 24 equipes. Isso significa que, pela primeira vez na história do torneio feminino, assistiremos um Mundial de 32 seleções, expansão que nos permitirá assistir uma série de debutantes em ação.
Ao todo, serão oito estreantes no Mundial da Austrália & Nova Zelândia: Haiti, Panamá, Portugal, Zâmbia, Vietnã, Marrocos, Filipinas e Irlanda.
5. Premiação recorde
Em março deste ano, o presidente da FIFA, Gianni Infantino, confirmou o aumento da premiação distribuída na Copa do Mundo Feminina de 2023. O valor total a ser dividido entre os participantes (US$ 150 milhões) é três vezes maior em relação ao distribuído em 2019, no Mundial da França, e dez vezes maior se comparado ao torneio de 2015.
De acordo com o mandatário, o objetivo da entidade é chegar nas premiações igualitárias em relação ao masculino ainda na edição de 2027.
——————————————————————————————————————————————-
Este artigo foi trazido a você por Velozes & Furiosos 10. Preparem os motores, apertem os cintos e pegue a pipoca porque o Super Lançamento chegou do cinema direto para o conforto de sua casa.
Seja o primeiro a comprar ou alugar o filme a partir de 6 de julho no formato digital direto em sua TV, no App ou na Web!
O fim da estrada está chegando.
Velozes & Furiosos 10, é o décimo filme da franquia Velozes & Furiosos, lança os capítulos finais de uma grande saga, uma das mais famosas e populares do cinema, agora com sua terceira década e ainda mais forte. Com o mesmo elenco e personagens principais de quando começou.
Ao longo de muitas missões e lutando contra todos os obstáculos impossíveis, Dom Toretto (Vin Diesel) e sua família foram mais espertos, mais furiosos e mais rápidos do que todos os inimigos em seu caminho. Agora, eles enfrentam o seu oponente mais letal: uma ameaça terrível das sombras do passado, alimentada por sede de vingança e determinada a destruir esta família e a destruir tudo – e todos – que Dom mais ama.
Assista ao trailer abaixo:
Fonte: 90min