Para não deixar ninguém aguardando sozinho um ônibus no final da noite ou ainda de madrugada, especialmente as mulheres, o projeto brasileiro The Guarded Bus Stop desenvolveu uma espécie de ponto de ônibus “falante”. A inovação foi testada com sucesso na cidade de Campinas e, nas próximas semanas, deve chegar em São Paulo e no Rio de Janeiro — os locais exatos ainda não foram divulgados.
- A maneira como tratamos robôs diz muito sobre nós mesmos
- Fortaleza testa 1ª faixa de pedestre iluminada na América Latina
Apesar da ideia de ponto de ônibus falante, o projeto da empresa Eletromidia em parceria com a agência AlmapBBDO se aplica mesmo ao tradicional outdoor de chão, conhecido como MUB. O totem para propaganda é substituído por uma versão equipada com internet móvel 5G, câmera noturna Full HD, sensor que detecta a presença humana, microfone e tela sensível ao toque.
Como funciona o ponto de ônibus falante?
Durante o dia, o MUB exibe exclusivamente as propagandas agendadas, mas, quando a noite avança, o equipamento funciona como um suporte para quem aguarda, sozinho, a chegada do ônibus.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
Nestes casos de espera solitária, o totem começa a tocar e, se a pessoa atender com um toque na tela, um atendente real — não uma Inteligência Artificial (IA) — aparece no MUB e começa a conversar com o usuário do transporte público, fezendo companhia e auxiliando em algumas dúvidas. Para entender como funciona, vale assistir à seguinte demonstração:
Experimento com a tecnologia em Campinas
Antes de anunciar a expansão para São Paulo e Rio de Janeiro, a tecnologia desenvolvida especificamente para o auxílio de mulheres foi testada na cidade de Campinas por um mês. Durante o experimento, que envolveu cinco paradas de ônibus na cidade, a Eletromidia atendeu 150 chamados por noite.
Com a inovação no campo de mobilidade urbana e a proposta de tornar a cidade mais acolhedora, o projeto The Guarded Bus Stop foi premiado internacionalmente e levou o Leão de Ouro no maior festival de publicidade do mundo, o Cannes Lions, na França.
Ver essa foto no Instagram
“Mais do que uma inovação, esse projeto mostra como o OOH [mídia out-of-home] é um agente transformador das cidades e que é possível melhorar a jornada de quem circula pelas ruas todos os dias, unindo criatividade e tecnologia”, afirma a Eltetromida, em suas redes sociais.
Trending no Canaltech:
- Barbie │ Quais os combos dos cinemas para o filme no Brasil
- Por que algumas pessoas têm mais dificuldade em criar músculos?
- Detalhes ocultos em arte egípcia de 3 mil anos são descobertos
- Batman confirma a palavra que define sua relação com a Liga da Justiça
- Huawei lança versão especial do relógio Watch Fit no Brasil
- Por que as pessoas pareciam mais velhas no passado?
Fonte: Canaltech