Recentemente, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) começou a analisar o tratamento de dados pessoais do Threads, nova rede social da Meta. A entidade anunciou a medida por meio da Coordenação-Geral de Tecnologia e Pesquisa (CGTP) e busca averiguar possíveis violações à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
- Threads: golpes com nova rede social miram usuários do Brasil
- Twitter vai começar a pagar criadores de conteúdo
Existem alegações de que o “Twitter do Instagram” coleta dados de usuários de maneira exagerada e sem finalidade específica, incluindo dados sensíveis como dados de saúde, condicionamento físico, dados bancários e histórico de navegação e de compras.
A preocupação não é em vão: segundo a App Store, o Threads coleta uma lista variada de informações — e não está claro o porquê. Detalhes como dados bancários e informações de saúde podem ser úteis para funções específicas, como assinatura de serviços e monitoramento de atividade, mas nada disso está disponível no aplicativo atualmente.
–
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
–
Threads na mira da ANPD
Por conta disso, a ANPD se atentou às alegações e começou o processo fiscalizatório. A avaliação deve observar as implicações da coleta e uso dos dados mencionados, assegurando o respeito à legislação brasileira e aos diretos dos titulares dos dados.
Atualmente,o Threads não está disponível em países da União Europeia devido às preocupações com o uso de dados. A ANPD está atenta às decisões de autoridades similares para incrementar sua análise.
Trending no Canaltech:
- Barbie │ Quais os combos dos cinemas para o filme no Brasil
- Asteroide é descoberto 2 dias depois de passar perto da Terra
- Galaxy Watch 6 vaza em novas imagens com várias opções de cor
- Detalhes ocultos em arte egípcia de 3 mil anos são descobertos
- 5 motivos para usar o Google Bard
- Passagem para o “submundo” zapoteca é achada sob igreja no México
Fonte: Canaltech