Em um ano com lançamentos bastante aguardados nos cinemas, o combate direto entre os improváveis oponentes Barbie e Oppenheimer acabou gerando uma revolução de memes na internet como há muito tempo não se via. O Barbenheimer é real e é tão bizarro que se tornou genial.
De gêneros completamente diferentes, os filmes dos diretores Greta Gerwig e Christopher Nolan acabaram balançando não somente os fãs, mas envolveram nomes da própria indústria, como Tom Cruise. O que começou com uma piada boba na internet evoluiu para se tornar uma rivalidade inesperada que está prestes a chegar ao seu ápice com a estreia dos dois longas no próximo dia 20 de julho.
Barbenheimer. 2023 ✍🏽#Barbie #Oppenheimer pic.twitter.com/aeKpxE1qH9
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–— JustRalphy (@JustRalphyyy) July 3, 2023
O início do Barbenheimer
Há anos, a Mattel tentava levar aos cinemas uma versão com atores baseada na sua boneca Barbie. Após algumas tentativas frustradas, o filme iniciou a sua produção pela Warner Bros, dirigida por Greta Gerwig (Lady Bird: A Hora de Voar) e estrelada por Margot Robbie (O Esquadrão Suicida) e Ryan Gosling (La La Land: Cantando Estações).
Em paralelo, Christopher Nolan, após ter deixado a Warner Bros devido à sua política de lançamentos de 2021, com filmes chegando ao streaming no mesmo dia que nos cinemas, levou à Universal Pictures o projeto de uma cinebiografia do físico americano J. Robert Oppenheimer, responsável pelo Projeto Manhattan e a criação da bomba atômica.
O filme conta com um elenco impressionante, com Cillian Murphy (Peaky Blinders), Emily Blunt (Um Lugar Silencioso), Robert Downey Jr (Homem de Ferro) e Matt Damon (Gênio Indomável) e é um dos possíveis candidatos ao Oscar de 2024 — muito embora a campanha por Barbie já tenha começado.
de um lado, um filme que é uma adaptação de um brinquedo, colorido e feito para agradar as massas de fãs e quem só querem se divertir nos cinemas. Do outro, um drama histórico pesado e que espera ser bem recebido pela crítica. O que eles têm em comum? A data da estreia.
Quando a Universal e a Warner escolheram a mesma data, o público achou engraçado. Memes que mostravam pessoas que não eram o público-alvo do filme pedindo para comprar ingressos para Barbie começaram a surgir no momento em que as primeiras imagens foram divulgadas. Ao mesmo tempo, muita gente lembrava que Oppenheimer era algo mais sério e deslocado dentro do período de estreias durante as férias do meio do ano.
those crazy men from lighthouse movie two tickets for barbie please pic.twitter.com/ccdspkA03E
— HYOLY BIBLE 📖 (@hyotney) April 5, 2023
Todos pensaram que a Universal, priorizando a bilheteria do seu filme, moveria o seu lançamento para outra época, talvez mais próxima do final do ano, em que longas com pretensões a prêmios geralmente estreiam. Só que o estúdio não arredou o pé. Oppenheimer estrearia exatamente no mesmo dia de Barbie.
A internet viu ali uma batalha. Entre escolher um dos lados, a internet escolheu o mais óbvio: o da zoeira.
Explosão cor de rosa
Considerando que o sucesso de um filme depende muito de sua bilheteria de estreia, o embate entre os dois longas fez todo mundo começar a prestar mais atenção neles. A cada novo trailer ou imagem liberados, a internet inventava uma piadinha nova.
The Oppenheimer marketing team has an opportunity to do the funniest thing possible https://t.co/LTI644XiTm
— that’s what it do yugi! (@bootcutgenes) June 26, 2023
Nesse momento, a zoeira já tinha tomado conta e fugido do controle. Assim, artistas começaram a criar pôsteres que colocavam os dois filmes juntos, dando o nome ao fenômeno de Barbenheimer ou até mesmo Oppenbarbie.
I’ve been seeing a lot of incredible fan art, mashups and parody posters for what is now known as “Barbenheimer”. Felt inspired and thought I’d join in on the fun! So here’s a little Photoshop fun by me for the DOUBLE FEATURE OF THE CENTURY! 👠💥😎 pic.twitter.com/qUmDkbIMso
— Steve Reeves (@stevereevesart) July 11, 2023
Camisetas cor de rosa com uma logo especial foram criadas e comercializadas internet afora. Um reflexo interessante disso é que, enquanto a Warner Bros segue forte na sua campanha de marketing para o filme da Barbie, lançando produtos e vídeos, a Universal não fala tanto sobre Oppenheimer.
De uma forma que pode ou não ter sido planejada, a cinebiografia teve poucos trailers, seu elenco quase não foi mostrado em imagens e pôsteres, mas mesmo assim, o longa de Christopher Nolan se tornou um dos filmes mais falados de 2023 até o seu lançamento.
Tudo porque alguém achou que colocar a história da criação da arma mais poderosa do mundo contra o lançamento de um mundo cor de rosa seria uma boa ideia.
Tom Cruise e sua mensagem de paz
No meio disso tudo, um improvável mediador surgiu para unir os dois lados de vez. Alguém capaz de unir todas as tribos — ou pelo menos tentar. Há anos, Tom Cruise vem tentando mostrar a importância da experiência de ir ao cinema e como isso é vital para a indústria, cada vez mais tomada por serviços de streaming.
Com o lançamento de Missão Impossível: Acerto de Contas – Parte 1 bem próximo ao dos dois filmes, o astro e o diretor Christopher McQuarrie resolveram apoiar todas as produções que estão tentando levar o público para as salas de cinema. Até Indiana Jones e a Relíquia do Destino entrou no embalo.
This summer is full of amazing movies to see in theaters.
Congratulations, Harrison Ford, on 40 years of Indy and one of the most iconic characters in history.
I love a double feature, and it doesn’t get more explosive (or more pink) than one with Oppenheimer and Barbie. pic.twitter.com/udWHHj4fAe
— Tom Cruise (@TomCruise) June 28, 2023
Não demorou muito para que a diretora Greta Gerwig e a estrela Margot Robbie fizessem o mesmo, comprando ingressos para todos os filmes, apoiando esse retorno aos cinemas pós-pandemia.
Mission: Accepted! pic.twitter.com/DJ2gm5e4XU
— Barbie Movie (@barbiethemovie) June 30, 2023
Em entrevista ao jornal espanhol La Vanguardia, Cillian Murphy, estrela de Oppenheimer, apoiou a iniciativa e disse o seguinte:
“Estou ansioso para ver Barbie. Adoro a Margot Robbie e Ryan Gosling e quero assistir agora! Meu conselho é que você assista aos dois filmes no mesmo dia. São bons filmes e quem ganha é o cinema.”
No fim das contas, não importa qual dos dois filmes você queira mais ver. Barbenheimer é uma realidade e todo mundo pode sair ganhando. Principalmente a experiência de ir ao cinema.
Barbenheimer poster art by @ThatTallGinger pic.twitter.com/tXUAdxm6qb
— DiscussingFilm (@DiscussingFilm) July 7, 2023
Barbie e Oppenheimer estreiam nos cinemas no dia 20 de julho.
Trending no Canaltech:
- O que é pani puri? Prato asiático é celebrado pelo Google nesta quarta (12)
- Futuro sombrio mostra um dos X-Men originais se tornando vilão
- Quanto custariam os carros sem os impostos?
- Terra e Lua aparecem juntas em fotos de sonda que orbita Marte
- Como era o ancestral comum dos humanos e macacos?
- Marvel finalmente “aposenta” novamente um de seus deuses mais poderosos
Fonte: Canaltech