Notícias

Caso raro de “língua peluda” verde é identificado nos EUA

Publicidade



Caso raro de

Nos Estados Unidos, o caso curioso de um paciente de 64 anos tem chamado a atenção. Recentemente, o homem foi diagnosticado com um quadro de “língua peluda” verde, sendo que normalmente a condição é marcada pela coloração preta. Apesar do nome popular, a pessoa com língua pilosa não chega a desenvolver pelos na boca como se poderia imaginar.

O caso de língua peluda verde foi identificado no estado de Ohio e descrito pela dupla de pesquisadores Eric Karr e Brian Elliott, do Wright-Patterson Medical Center, na revista científica The New England Journal of Medicine (NEJM). Conforme detalha o relato, foram necessários 6 meses para que a língua voltasse ao normal, além de muita escovação.

Entenda o caso da língua peluda verde

O norte-americano buscou ajuda médica após passar duas semanas com a língua verde. Segundo os responsáveis pelo caso, o paciente não relatava alterações na percepção do paladar (disgeusia), como um gosto de metal na boca, e nenhum tipo de dor. Como fator de risco para a língua pilosa, o indivíduo era (e ainda é) fumante.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Caso raro de
Paciente é diagnosticado com caso raro de língua peluda verde nos EUA (Imagem: Karr et al, 2023/NEJM)

Ao analisar a boca do paciente, os pesquisadores observaram que “a língua [do paciente] tinha papilas filiformes alongadas, em coloração verde. Nenhuma outra lesão oral ou dentária foi observada “. Neste momento, foi possível fechar o diagnóstico.

Apesar do aspecto estranho e das possíveis complicações, como o mau hálito, a língua peluda pode ser tratada. Para isso, “o paciente foi aconselhado a esfregar suavemente a superfície da língua, com uma escova de dentes, quatro vezes ao dia e foi aconselhado a parar de fumar”, explica a dupla. Em seis meses, estava curado.

Aqui, vale destacar que é importante escovar a língua ao escovar os dentes. A prática não precisa ser obrigatoriamente após todas as refeições, mas é bastante benéfica para a saúde bucal. Para facilitar este processo, existe uma classe de produtos conhecida como raspador de língua.

Por que existem casos de língua peluda?

Além do paciente norte-americano com a língua verde, outro recente caso de um indiano viralizou — só que este outro paciente desenvolveu a forma mais comum de língua pilosa, a preta. Além das duas cores, outros indivíduos podem apresentar a língua na coloração marrom ou amarela.

Independente da cor, a manifestação do quadro é a mesma: acúmulo de células mortas, sedimentos da alimentação ou ainda agentes infecciosos, que criam esse aspecto texturizado na região. Todo esse material se acumula no tecido da superfície da língua, coberto por protuberâncias chamadas papilas filiformes. Como a descamação natural é impedida, elas acabam crescendo mais do que deveriam, dando a impressão de pelos.

Entre as possíveis causas da condição, estão um efeito adverso raro de antibióticos, falta de higiene oral e tabagismo. No caso do paciente norte-americano, ele tinha feito recentemente um tratamento com antibióticos, além de fumar ativamente, o que teria colaborado com o quadro de “língua peluda” verde. Para lembrar, a cor saudável da língua é sempre vermelha.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech