Deadpool 3 é um daqueles filmes que chamam a atenção desde o primeiro momento de seu anúncio. O simples fato de o longa seguir a numeração da Fox mesmo após ter sido confirmado no Universo Cinematográfico da Marvel (MCU, na sigla em inglês) fez muita gente se questionar sobre qual será a história que Ryan Reynolds e seu Mercenário Tagarela vão contar.
- Marvel Studios | Calendário com os próximos filmes e séries do MCU
- Como Deadpool 3 pode se encaixar no MCU?
E enquanto a Marvel não dá mais detalhes e não traz um trailer que explique tudo isso, os fãs fazem o seu trabalho de investigação. Tanto que já há uma boa ideia, pelo menos, de qual é a premissa básica do roteiro. Ao que tudo indica, o novo filme deve manter o tom anárquico e a quebra da quarta parede ao brincar com a ideia de multiverso e as aquisições da Disney.
É nesse contexto, por exemplo, que o retorno de Hugh Jackman como Wolverine deve acontecer. A imagem do ator com o traje amarelo deixou muita gente em êxtase e sinalizou que algumas das teorias parecem estar certas. Mais do que ser um fan service para os fãs de X-Men, o uniforme clássico é um grande sinal de que Deadpool vai mesmo destruir o que restou da Fox.
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/
–
Deadpool 3 e o fim do universo Fox
Desde que a Fox foi adquirida pela Disney, em 2017, o público se pergunta como o universo dos mutantes vai ser integrado ao MCU. Vimos alguns indícios aqui e ali, mas tudo muito incipiente e sugerindo que os X-Men vão ser introduzidos em uma nova versão em um futuro não tão próximo assim.
Por isso tudo, Deadpool 3 sempre foi uma incógnita. A confirmação de que o ator Ryan Reynolds voltaria ao papel e que o longa seria uma sequência dos dois filmes lançados pela Fox não se encaixam nessa ideia de recomeço que se desenha.
- Assine a Disney+ aqui e assista a títulos famosos da Marvel, Star Wars e Pixar quando e onde quiser!
Só que isso está longe de ser um problema. Na verdade, poucas coisas são mais benéficas para o anti-herói do que toda essa bagunça toda. Tanto que o primeiro grande rumor sobre a história deste terceiro filme já apontava que a ideia fazer piada em cima da Fox e suas adaptações de quadrinhos.
Caso isso realmente aconteça, seria uma versão mais caótica do que vimos em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, com retornos e participações especiais dentro desse tom mais cômico e desordeiro do multiverso.
Pelo que alguns fãs especularam já no anúncio de Deadpool 3, ainda em 2019, a ideia seria fazer com que a compra da Fox pela Disney fosse uma espécie de evento apocalíptico que levaria aquele universo ao fim. Assim, a quebra de quarta parede serviria tanto para fazer piada pela aquisição e suas implicações como também para colocar o Mercenário Tagarela dentro da cronologia oficial do MCU.
Caso o caminho seja esse, ainda há muitas lacunas para preencher. Não está claro como o roteirista Rhett Reese, que já trabalhou nos dois primeiros Deadpool, vai apresentar essa história insana. Seria o protagonista uma testemunha do fim da Fox, o responsável pelo seu colapso ou apenas alguém que foi deixado para trás e quer garantir seu lugar ao sol na Marvel?
El logo de 20 century Fox en ruinas en el set de Deadpool 3.
Un poco de respeto te pido, Disney. Uno de los estudios más grandes de todos los tiempos. La casa Star Wars cuando nadie la quiso. pic.twitter.com/Ue2ipeQJgH— Claudio Trejo⭐⭐⭐🔟 (@imperdonable) July 11, 2023
E os primeiros indícios de que as teorias estavam certas começaram a surgir. Imagens de bastidores feitas durante as gravações de Deadpool 3 mostraram não só Hugh Jackman usando o uniforme clássico do Wolverine, mas também um pedaço da logo da Fox em ruínas. Mesmo de forma não oficial, a hipótese de que a história deve abordar o colapso desse universo já parece certa.
Retorno de heróis
É aí que o retorno de Jackman como Wolverine passa a fazer muito mais sentido, assim como outros rumores que também começaram a circular nas últimas semanas. Ao que tudo indica, devemos ter outras participações especiais de outros heróis da Fox que ficaram pelo caminho.
É o caso de Jennifer Garner, que viveu a assassina Elektra tanto em Demolidor quanto em um filme solo lançado em 2005. O nome da atriz ressurgiu no início de julho, indicando que ela deve voltar a empunhar as sais e que pode trazer até mesmo Ben Affleck de volta como o Homem Sem Medo.
E não para por aí. Há quem diga até mesmo que devemos ver Chris Evans, o eterno Capitão América, voltando a interpretar o Tocha-Humana de Quarteto Fantástico. Até o momento, nada disso foi confirmado pela Marvel.
De qualquer forma, essas aparições se encaixam também nessa onda nostálgica que vemos nos filmes de heróis. Vimos isso em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e até na DC com The Flash e sua homenagem ao Batman de Michael Keaton.
Assim, Deadpool 3 faria esse mesmo aceno ao passado à sua maneira, trazendo apenas as produções mais infames do estúdio para mostrar por que ninguém se preocupou em levá-los para o MCU.
O adeus de Wolverine
Aqui entra a nossa própria aposta de qual vai ser a história que Deadpool 3 vai abordar. Ao que tudo indica, a trama não vai se passar no MCU, mas culminar na entrada de alguns personagens na cronologia dos Vingadores. E é bem provável que apenas o Mercenário Tagarela consiga fazer essa transição.
Parece óbvio desde o início que o retorno de Hugh Jackman é muito mais uma participação especial para homenagear o ator que defini-lo como o Wolverine da Marvel. Kevin Feige não está com pressa nenhuma de apresentar os X-Men nos filmes e certamente tem longos planos para os personagens. Assim, é natural que ele queira um novo rosto mais jovem para manter o herói nas telas por muito mais tempo.
Dessa forma, é fácil imaginar o mutante se sacrificando no final de Deadpool 3 e ficando no universo em colapso. Mesmo no tom galhofa da trama, seria um bom fechamento para o personagem e a sinalização de que, daquele momento em diante, outra pessoa vai empunhar as garras de adamantium nos cinemas.
É o que vai acontecer? Não sabemos, mas há boas razões que levam a acreditar em algo nessa linha. Contudo, com as gravações rolando, pode ser que as respostas não demorem a aparecer. A boa recepção das primeiras imagens devem fazer a Marvel acelerar a divulgação e finalmente vamos ficar sabendo sobre o futuro de Deadpool e desses personagens esquecidos da Fox.
Deadpool 3 conta com a direção de Shawn Levy (O Projeto Adam) e está previsto para chegar aos cinemas no dia 2 de maio de 2024.
Trending no Canaltech:
- Windows 11 original vai deixar de ter suporte oficial; atualize agora
- Wolverine aparece com uniforme clássico na primeira imagem de Deadpool 3
- Galaxy S21 FE ganha versão com Snapdragon 888 e mais armazenamento
- Planos com WhatsApp e outros apps ilimitados podem estar com dias contados
- Quanto custariam os carros sem os impostos?
- 5 motivos para não comprar o Nissan Sentra 2023
Fonte: Canaltech