Um estudo produzido por pesquisadores da Claremont Graduate University, nos Estados Unidos, usou uma inteligência artificial para “adivinhar” quais músicas se tornariam verdadeiros hits e obteve 97% de sucesso.
- MusicLM | IA que cria música a partir de texto já pode ser testada
- MusicGen | Conheça a IA da Meta que transforma texto em música
Publicada no jornal científico Frontiers in Artificial Intelligence, a pesquisa usou técnicas de aprendizado de máquina com base em IA e respostas de 33 participantes para chegar ao resultado impressionante. De acordo com o professor da universidade e um dos autores do trabalho Paul Zak, foi aplicando aprendizado de máquina a dados neurofisiológicos que o grupo de estudo conseguiu identificar “quase perfeitamente” canções de sucesso.
O pesquisador ainda complementou dizendo ser “incrível que a atividade neural de 33 pessoas possa prever se milhões de outras ouvirão novas músicas”. “Nada próximo a essa precisão foi mostrado antes”, finalizou Zak.
–
Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
–
Explicando o estudo
Os participantes do estudo tiveram que ouvir canções lançadas recentemente e responder uma série de questões a respeito delas. Além de terem suas respostas supervisionadas, os batimentos cardíacos também foram acompanhados conforme os envolvidos respondiam as perguntas. Zak explicou que as ditas “respostas neurais” são a chave para identificar o quão impactante uma canção é no emocional de uma pessoa. “Os sinais cerebrais que coletamos refletem a atividade de uma rede cerebral associada ao humor e aos níveis de energia”, destacou o professor.
Nesse caso, foi possível cruzar esses dados com o poder da inteligência artificial. Uma vez que a tecnologia é capaz de processar um alto volume de informações de forma instantânea, ela rapidamente conseguiu analisar as respostas e confrontá-las com padrões existentes de preferências musicais. Assim foi possível ter quase 97% de certeza na ação de descoberta de hits de sucesso.
Os pesquisadores ponderam, no entanto, que o experimento ainda está em desenvolvimento e sujeito a margens de erros. Inclusive, os outros 3% do resultado final correspondem a respostas neurais inexplicadas ou imprevisíveis, que não apontam para algum padrão. Fatores externos ao sucesso de uma música também não foram computados, como grandes campanhas de marketing ou algorítmos de redes sociais.
Além disso, vale lembrar que agora existem ferramentas de IA generativa que conseguem transformar textos em músicas, como é o caso do MusicLM, do Google, e do MusicGen, da Meta.
Trending no Canaltech:
- IA encontra 3 compostos anti-envelhecimento totalmente naturais
- 8 curiosidades sobre as profundezas do oceano
- 10 filmes de ficção-científica que previram tecnologias de hoje
- Pai de Odin confirma qual é o verdadeiro propósito de Thor na Marvel
- Os Simpsons previu o desaparecimento de submarino em 2023?
- Preview RAM Rampage | Um “Toro” que virou um super carneiro
Fonte: Canaltech