A Hyundai lançou um novo sistema de iluminação que promete mudar a forma como nos relacionamos com o carro. Chamado de HD Lighting System, o equipamento atua de forma muito parecida com um heap-up display, só que, em vez de exibir as imagens no para-brisa, as envia diretamente para a rua ou estrada.
- Hyundai mostra “carro caranguejo” capaz de estacionar de lado; veja o vídeo
- Review Hyundai HB20 2023 | Rivais vão precisar se mexer — e rápido
Segundo a Hyundai Mobis, braço de tecnologia e inovação da montadora sul-coreana, esse sistema é composto por 25 mini-LEDs, equivalentes a fios de cabelo (0,04mm de espessura) e mais eficientes que os LEDs habitualmente colocados nos carros hoje em dia. O funcionamento de todo o aparato de iluminação está atrelado ao GPS do veículo e à câmera posicionada na dianteira.
Com informações colhidas em tempo real, tudo é projetado na rua para ajudar os motoristas, sobretudo à noite. Se uma estrada estiver em reforma ou com algum acidente, uma imagem será projetada no chão avisando o condutor. Isso é possível, também, graças à tecnologia de microespelho digital (DMD), apta a, por exemplo, detalhar o tamanho do obstáculo à frente.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–
“Na era da direção autônoma, a tecnologia de software capaz de integrar vários componentes automotivos em um único dispositivo será mais importante do que nunca. A Hyundai Mobis está assumindo a liderança no desenvolvimento de lâmpadas de ponta e garantindo tecnologia capaz de controlá-las”, disse a empresa.
Segundo a Mobis, o HD Lighting System também pode prevenir acidentes com pedestres de maneira proativa. O sensor da câmera reconhece pessoas que queiram, eventualmente, atravessarem a rua e é capaz de exibir, por exemplo, uma faixa de pedestres para ajudar nesse movimento.
A Mobis não revelou quando vai lançar esse sistema em carros de passeio da Hyundai ou da Kia.
Trending no Canaltech:
- Vírus espião teve mais de 400 milhões de downloads na loja oficial do Android
- WinRAR responde com meme ao Windows 11 com suporte nativo para RAR
- Ciência responde: é melhor treinar com mais peso ou mais repetições?
- Usuários Android migram para o iPhone no mais alto nível e estes são os motivos
- Adoçante sucralose pode danificar o DNA humano, sugere estudo
- Parece que o avião espacial da China tirou um objeto da órbita da Terra
Fonte: Canaltech