O Photoshop ganhou um importante reforço especialmente no mundo de 2023, tomado por IAs generativas em todas as partes. Trata-se da função “Generative Fill”, que utiliza a tecnologia Adobe Firefly para gerar imagens do zero a partir de comandos de texto e editar conteúdo com apenas um clique do mouse.
- Firefly | Como funciona a IA geradora de imagens da Adobe
- Testamos o Adobe Firefly e ele tem potencial de revolucionar a criação visual
A novidade, disponível atualmente apenas na versão Beta do Photoshop, permite que quem usa o programa crie elementos gráficos numa imagem “do zero”. Assim é possível adicionar objetos que não estavam ali, gerar planos de fundo e ampliar cenários, por exemplo, tudo por meio de comandos de texto simples, como se você estivesse pedindo um favor a alguém.
Generative Fill
O Generative Fill cria três versões para cada comando executado pelo usuário. Isso é interessante para encontrar a opção mais apropriada sem ter que repetir o processo, mas para por aí: diferente do Firefly na web, não é possível selecionar um resultado para gerar mais variações semelhantes a ele.
–
Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–
Conforme a demonstração revelada pela Adobe (imagens abaixo), o recurso permite selecionar trechos da foto e digitar exatamente o que você quer, como pintar duas faixas amarelas no meio da pista. Em alguns casos, basta apenas clicar no botão para que o programa entenda o que é para fazer — no caso do exemplo, remover as marcas de asfalto.
Segundo a explicação da Adobe, o recurso “combina automaticamente perspectiva, iluminação e estilo de imagens” para que o usuário “alcance resultados surpreendentes reduzindo as tarefas entediantes”.
A novidade oferece a possibilidade de criar imagens do zero inclusive para uso comercial, tudo graças ao treinamento feito pela Adobe utilizando o banco licenciado do Adobe Stock. Além disso, é possível criar imagens em camadas generativas que podem interagir com o restante do conteúdo desenvolvido “na unha” pelo designer.
IA da Adobe
Além do Photoshop, outra ferramenta da Adobe que recentemente começou a ganhar integração com IA geradora de conteúdo foi o editor de vídeos Premiere. Lá, a função opera de maneira semelhante e cria conteúdo com base em comandos de texto.
Trending no Canaltech:
- 10 comandos legais para usar no ChatGPT
- Bomba de gasolina com sistema antifraude chega ao Brasil; veja como ela funciona
- A hidrelétrica gigante da China afeta a rotação da Terra?
- Maior telescópio solar do mundo tira incríveis novas fotos do Sol
- Asteroide 2023 CL3 se aproxima da Terra nesta semana
- OMS deixa de recomendar adoçantes para dietas de controle de peso
Fonte: Canaltech