De vez em quando, surge na internet alguma descoberta obscura acerca de uma “função escondida” de um utensílio doméstico comum — e, desta vez, o alvo é o saleiro. Um internauta supostamente descobriu para que servem os pequenos calombos pontilhados no fundo do objeto de vidro, mas há quem discorde do propósito sugerido, chegando a sugerir outras funções.
- Potes de tempero abrigam mais bactérias que tampas de lixo, alertam cientistas
- O mistério sobre o estado físico do vidro, que intriga a humanidade há séculos
No vídeo viral tratando do teorizado propósito das minúsculas cristas de vidro, que você pode conferir logo abaixo, é possível ver um sujeito esfregando um garfo para fazer com que o sal saia facilmente pelos furos do saleiro, na outra extremidade. Enquanto alguns usuários expressaram surpresa e entusiasmo, outros ficaram céticos, afirmando que o saleiro seria, de fato, feito para ser sacudido verticalmente — apoiados no fato de que, em inglês, o utensílio é chamado de “salt shaker”, ou, em tradução literal, “sacudidor de sal”.
At what age did you realize the ridges on the bottom of the salt shakers had a purpose? 🧂
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–— Today Years Old (@todayyearsoldig) May 15, 2023
Saleiro, saliências e suas funções
Um outro argumento forte contra o suposto uso oculto das protuberâncias no vidro do saleiro é o fato de que muitos outros recipientes de vidro, incluindo jarros e potes, também trazem as pequenas saliências no fundo. No caso destes outros utensílios e vasilhames, nada especial acontece ao raspar o fundo. Ou você já viu alguém passar o garfo embaixo de uma garrafa de refrigerante?
Em um fórum de discussão na internet, podemos ver uma resposta relativamente satisfatória para o dilema das cristas no vidro. Nela, um usuário — que diz trabalhar comercialmente com vidro — afirma que o objetivo é evitar que o recipiente deslize pelas superfícies sobre as quais é colocado.
Segundo ele, o vidro frio, ao ficar em uma sala com temperatura ambiente, começa a coletar a condensação da água, que tende a descer pelas laterais e ficar acumulado na base. Em um local liso, a camada de água pode fazer com que o vidro deslize e possivelmente caia da superfície.
Mas há, ainda, a possibilidade de que essa vantagem não seja a proposta pelos fabricantes de recipientes — ou, pelo menos, não a principal, sendo apenas um uso secundário, como o de liberar sal ao esfregar o fundo. Segundo outro internauta, a utilidade das saliências seria a de evitar que o vidro acabe se partindo — utilizando uma pesquisa da American Glass Research como fonte.
No uso cotidiano de recipientes de vidro, o dano infligido à superfície geralmente se limita às pontas das protuberâncias do fundo. Nessas situações, a força da superfície do vidro é reduzida, mas também acaba concentrada no local onde o índice de estresse é muito baixo, tanto para a pressão interna quanto para o impacto das protuberâncias. Em outras palavras, ao invés da força ser aplicada em um só local do fundo da garrafa, potencialmente rachando, ela se concentra nas saliências, mais duras e resistentes.
Na pesquisa, afirma-se que recipientes de vidro têm a característica, principalmente, para concentrar danos inevitáveis em regiões onde o estresse tênsil é significativamente reduzido. O resultado positivo é, enfim, evitar, no geral, a quebra do vasilhame. Em todo caso, esteja o uso proposto pela internet nas intenções dos fabricantes ou não, ele pode ser um pequeno “hack” na hora de utilizar o saleiro, caso você não queira agitá-lo.
Trending no Canaltech:
- 10 coisas que o Google Bard faz melhor que o ChatGPT
- Paciente teria usado plug anal em ressonância magnética e resultado é assustador
- É FALSO que a Terra ficará “muito mais distante” do Sol! Entenda o que é afélio
- Brasileiros já são alvo de golpe com clonagem de voz por IA; proteja-se
- Surpresa! A Via Láctea pode ser diferente do que pensávamos
- Conheça a terra preta da Amazônia que pode ajudar a restaurar o bioma
Fonte: Canaltech