Pesquisadores do Jet Propulsion Laboratory se inspiraram na anatomia de uma cobra para a elaboração de um robô capaz de atravessar diversos tipos de terreno. Chamada EELS (abreviação de Exobiology Extant Life Surveyor), a tecnologia é feita para percorrer superfícies como areia, gelo e até mesmo lava.
- T-1000 da vida real? Cientistas criam robô que vai do estado sólido para líquido
- Robô Atlas, da Boston Dynamics, “aprende” a agarrar e jogar objetos; assista
A equipe começou a construir o primeiro protótipo em 2019 e vem fazendo revisões contínuas. Desde o ano passado, são realizados testes de campo mensais para assim refinar o hardware e o software. O robô pesa cerca de 100 quilos e tem 4 metros de comprimento. É composto por 10 segmentos que giram, usando roscas para propulsão, tração e aderência.
Originalmente, o EELS foi concebido como um robô autônomo destinado a explorar o oceano subterrâneo da lua de Saturno, Encélado.
–
Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.
–
Com isso, a tecnologia foi projetada para detectar seu ambiente de forma autônoma, calcular riscos, viajar e coletar dados com instrumentos científicos ainda a serem determinados. Quando algo dá errado, o objetivo é que o robô se recupere sozinho, sem ajuda humana.
Na prática, o robô cria um mapa 3D de seus arredores usando quatro pares de câmeras. Com os dados desses sensores, os algoritmos de navegação descobrem o caminho mais seguro a seguir. O objetivo tem sido criar uma biblioteca de “movimentos”, ou maneiras pelas quais o robô pode se mover em resposta aos desafios do terreno.
Robótica inspirada em animais
Em paralelo, outros cientistas também se inspiram em animais para a criação de robôs. Em estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, pesquisadores descreveram os potenciais de um robô inspirado em centopeia. Graças ao grande número de pernas, a tecnologia é capaz de atravessar qualquer terreno sem parar.
Vale ressaltar que, anteriormente, no Canaltech, listamos animais tão fascinantes que inspiraram a criação de robôs, como morcego, lula, rato, abelha e até mesmo barata.
Trending no Canaltech:
- 7 crianças que fizeram filmes de terror e como elas estão hoje
- IA cria comercial de cerveja bizarro que fará você querer parar de beber
- Stephen Hawking previu o extermínio da humanidade pela IA há quase uma década
- Por que hospitais dão gelatina para os pacientes?
- 8 coisas incríveis que o ChatGPT com GPT-4 consegue fazer
- Poco F5 e F5 Pro são anunciados com alto desempenho e preços agressivos
Fonte: Canaltech