Mundo Tech

Desigualdade de gênero pode resultar em prejuízos para o cérebro

Publicidade



Desigualdade de gênero pode resultar em prejuízos para o cérebro - 1

Segundo um estudo publicado na Proceedings Of The National Academy Of Sciences, a desigualdade de gênero pode resultar em prejuízos para o cérebro. A equipe de pesquisadores revelou diferenças cerebraos entre homens e mulheres em países com altas medidas de desigualdade.

A comunidade científica já tinha apontado que ser alvo de discriminação de gênero resulta em uma pior saúde mental e em menor desempenho acadêmico. Para o novo estudo, a equipe analisou 7.876 exames de ressonância magnética.

Em países com pontuação alta em igualdade de gênero, mulheres e homens pareciam muito semelhantes. No entanto, quanto mais discriminatório o país, maior a probabilidade de os homens terem mais espessura em três sub-regiões do cérebro: o giro cingulado anterior caudal direito, o giro orbitofrontal direito e o córtex occipital lateral esquerdo.


Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/360/

Desigualdade de gênero pode resultar em prejuízos para o cérebro - 2
Desigualdade de gênero pode resultar em prejuízos para o cérebro (Imagem: cookelma/envato)

Conforme apontam os pesquisadores, essas áreas são importantes para a resiliência emocional, e são particularmente afetadas pela depressão.

Diante dos resultados, os pesquisadores refletem que, se um segmento da população for tratado como inferior intelectualmente enquanto se desenvolve, os cérebros podem refletir isso e apresentar desempenho pior em determinados aspectos.

Anteriormente, um estudo apontou que o tamanho total do cérebro dos homens é cerca de 11% maior do que o das mulheres, mas nenhuma área específica do cérebro é desproporcionalmente maior em homens ou mulheres, e que o tamanho do cérebro é proporcional ao tamanho do corpo.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech