Saúde & Bem-estar

Sorvete pode ser benéfico para a saúde? Questão divide cientistas

Publicidade



Sorvete pode ser benéfico para a saúde? Questão divide cientistas - 1

Em 2018, uma pesquisa de Harvard sugeriu que o consumo de 64g de sorvete por dia pode levar a um menor risco de problemas cardíacos para diabéticos. Desde então, a questão tem dividido cientistas: sorvete pode ser benéfico para a saúde?

Anteriormente, outras pesquisas já tinham lançado luz sobre a ideia de que sobremesas à base de leite, como sorvete, podem reduzir as chances de desenvolver síndrome de resistência à insulina (um precursor do diabetes) entre pessoas com sobrepeso.

No entanto, as descobertas até agora dividiram a comunidade científica, uma vez que parte dela permanece cética em relação aos possíveis benefícios do sorvete para a saúde.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

Em entrevista ao The Guardian, o médico John Ford, da Queen Mary University London, afirma que existem muitas outras explicações possíveis. “Pode ser que as pessoas sejam mais propensas a tomar um sorvete para se refrescar depois de uma caminhada ou algum exercício, ou pode ser que as pessoas que tendem a escolher sorvete como sobremesa de uma fatia de bolo de chocolate com alto teor calórico também podem substituir outros alimentos com alto teor de gordura”, estima.

Sorvete faz bem?

Sorvete pode ser benéfico para a saúde? Questão divide cientistas - 2
Comunidade científica questiona se sorvete pode ser benéfico para a saúde (Imagem: OxanaDenezhkina/Envato)

Na opinião do pesquisador, para entender melhor essa relação, é necessário observar os tipos de pessoas com maior probabilidade de tomar sorvete e as outras escolhas de estilo de vida que fizeram.

Em paralelo, cientistas também levantam alerta sobre estudos que giram em torno dos benefícios para a saúde de um único tipo de alimento, algo que apresenta uma potencial imprecisão, uma vez que essas pesquisas geralmente são conduzidas por meio de questionários. Todo o padrão alimentar deve ser levado em consideração.

De qualquer forma, pode ser verdade que o sorvete conte com alguns nutrientes benéficos. É o caso, por exemplo, do cálcio. No entanto, é impossível deixar de observar seu teor de açúcar e calorias, por exemplo. Outros tipos de estudos devem ser conduzidos até que a sobremesa gelada seja considerada saudável — se é que isso viria a acontecer.

Tomar gelado faz mal à garganta?

Outra questão é se tomar gelado faz mal à garganta. Em entrevista anterior ao Canaltech, especialistas já destacaram que o comportamento pode, realmente, ser nocivo para a saúde, mas isso não significa que a pessoa ficará imediatamente doente e nem que todos os organismos irão reagir da mesma maneira.

Nesse sentido, tomar sorvete ou qualquer outra substância muito gelada pode causar malefícios à garganta porque temperaturas frias provocam uma diminuição no aporte de IgA — o principal anticorpo que nos protege de vírus e bactérias do aparelho digestivo e respiratório, e aumentam a congestão vascular, que é o mecanismo associado com o equilíbrio térmico do corpo. O resultado é a piora da respiração nasal e o surgimento de uma maior produção de muco, tosse e irritação na garganta.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech