O WhatsApp, atualmente, está presente em 99% dos celulares em operação no país, conforme demonstram os números levantados pelo MobileTime em parceria com a empresa de pesquisas on-line Opinion Box. Diante deste cenário, o uso da ferramenta para fins comerciais apresentou um crescimento relevante nos últimos anos.
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Segundo a pesquisa Panorama de Vendas, desenvolvida pela RD Station, o WhatsApp se tornou a ferramenta mais utilizada pelos times de vendas para 86% dos participantes — ante 82% da última edição. O levantamento ouviu mais de 1.700 empresas de diferentes portes, segmentos e regiões do Brasil.
Para Gustavo Broilo, Diretor de Vendas da RD Station, diante de uma era tão dinâmica, o marketing conversacional está ganhando mais destaque nas estratégias de comunicação das empresas:
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“Com tantas opções em mãos, é importante que as empresas entendam quais canais fazem mais sentido para as prospecções que estão sendo trabalhadas. Ter o entendimento de qual canal funciona melhor para o seu cliente de acordo com a maturidade da empresa pode acelerar muito a etapa de negociação”, diz Broilo.
Esses dados podem ser confirmados por um estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que revelou que o WhatsApp superou o Facebook como principal rede social para comércio eletrônico. A pesquisa TIC Empresas contou com informações obtidas entre 2019 e 2021.
E essa tendência não é única do Brasil, visto que a pesquisa Business Messaging Research Study, realizada pelo Facebook, revela que 75% dos adultos entrevistados afirmam que gostariam de se comunicar com as marcas da mesma maneira que conversam com amigos e familiares, através de mensagens de texto e voz.
Gestão de dados e CRM
Um ponto relevante da pesquisa demonstrou que apenas 21% das empresas participantes têm o WhatsApp integrado com o CRM de vendas. O que significa que quase 80% não possui um processo bem estruturado para o registro dessas informações ou então registram apenas o que acham relevante no CRM.
Segundo o especialista, para uma boa gestão de dados, é fundamental que ferramentas apropriadas sejam utilizadas para a documentação dessas interações, visando “garantir e identificar que os processos de vendas estão sendo seguidos, além de evitar perda de histórico caso um vendedor saia da empresa”.
Aumento na adesão do WhatsApp profissional
Uma pesquisa interna da RD Station, que conta com cerca de 40 mil empresas, destacou um aumento de 43% do número de contas utilizando o Botão do WhatsApp e um crescimento de 90% no uso da extensão do WhatsApp para CRM, entre os anos de 2021 e 2022.
Os resultados dessa adesão foram positivos, visto que as conversões cresceram quase 70% e os fechamentos de vendas aumentaram 40% no mesmo período. A versão Business do WhatsApp também teve destaque na pesquisa, em que 78% dos participantes afirmaram que utilizam a versão profissional da ferramenta.
“Nossas pesquisas destacam a importância e busca por algumas otimizações e automatizações oriundas do serviço profissional. Existem diferentes soluções tecnológicas, das mais simples e gratuitas ao uso de chatbots, que centralizam os canais de atendimento, dependendo do estágio de maturidade da empresa. E para além da tecnologia, é fundamental ter processos bem definidos e um padrão a ser seguido por todos que atuam no time comercial”, finaliza Broilo.
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Fonte: Canaltech