O que é mais perigoso: dirigir bêbado ou com sono? Segundo um estudo publicado na revista científica Nature and Science of Sleep, as duas práticas são igualmente destrutivas. Um grupo de pesquisadores australianos descobriu que dormir menos de quatro horas nas 24 horas anteriores pode dobrar o risco de um acidente de carro.
- Ronco é sinal de alerta para problemas de saúde mais graves
- O que é inércia do sono, que nos deixa grogues de manhã?
Trata-se do mesmo risco de acidente de quando os motoristas têm uma concentração de álcool no sangue de 0,05%. Os pesquisadores ainda acrescentam que o risco de um motorista sofrer um acidente aumenta significativamente a cada hora de sono perdida na noite anterior.
Basicamente, a ideia do estudo foi descobrir se seria possível reduzir o número de acidentes relacionados à fadiga nas estradas australianas. Ao todo, a equipe reuniu as descobertas de 61 estudos.
–
Canaltech no Youtube: notícias, análise de produtos, dicas, cobertura de eventos e muito mais! Assine nosso canal no YouTube, todo dia tem vídeo novo para você!
–
Perigos de dirigir com sono
O experimento chega a sugerir que, quando um motorista dorme entre zero e quatro horas na noite anterior, pode ter até 15 vezes mais chances de sofrer um acidente. Com isso em mente, os autores levantam uma questão: e se fosse possível multar o motorista por dirigir cansado?
No entanto, o estudo também aponta que beber álcool é uma questão de escolha, enquanto muitas pessoas simplesmente não conseguem ter mais horas de sono, e é aí que mora a diferença no sentido ético.
Não existe uma maneira atual de avaliar o cansaço na beira da estrada, ou seja, nenhum teste do bafômetro ou exame de sangue. Mas nos EUA, mais precisamente em Nova Jersey, existe uma lei que considera os motoristas legalmente prejudicados se não tiverem dormido nenhuma hora nas 24 horas anteriores.
Por enquanto, resta aos pesquisadores da área consultar comunidade e partes interessadas na segurança no trânsito sobre qual pode ser o próximo passo para regulamentar essa direção na Austrália. De qualquer forma, vale ressaltar a importância de se dormir bem. Bons hábitos do sono podem aumentar expectativa de vida em até 5 anos.
Trending no Canaltech:
- Novo Toyota Prius faz média de consumo absurda em teste no Japão
- Crítica Fome de Sucesso | Filme traz boa análise social ainda que com erros
- Matéria escura distorce luz antiga do Big Bang e confirma teoria de Einstein
- Todas as compras em lojas como Shein e Shopee serão taxadas?
- WhatsApp lança recurso para evitar roubo de contas
- 7 piadas que envelheceram mal em Friends
Fonte: Canaltech