Tecnologia

Pesquisadores usam IA para gerar imagens a partir da atividade cerebral

Publicidade



Pesquisadores usam IA para gerar imagens a partir da atividade cerebral - 1

Na última quarta-feira (29), um estudo da National University of Singapore, The Chinese University of Hong Kong e da Stanford University revelou o que acontece quando se coloca uma inteligência artificial para gerar imagens com base na atividade cerebral de algumas pessoas.

Basicamente, os pesquisadores coletaram dados da atividade cerebral dos participantes enquanto viam fotos, e descobriram que a IA foi capaz de gerar imagens que correspondiam aos atributos das fotos originais (como cor e textura) e ao tema geral em 84% das vezes.

O modelo de IA foi alimentado com os dados e imagens reconstruídas com base nos pensamentos dos participantes enquanto eles estavam dentro de uma máquina de ressonância magnética funcional (fMRI). A equipe publicou em um periódico científico algumas fotos que dão resultado a esse experimento.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

As fotos à esquerda, em cada coluna, são as imagens mostradas aos participantes (GT). À direita, estão as imagens geradas pela inteligência artificial (ours):

Pesquisadores usam IA para gerar imagens a partir da atividade cerebral - 2
IA gera imagens a partir da atividade cerebral (Imagem: Zijiao et al, 2023/National University of Singapore)

Para gerar essas imagens, o modelo de IA (conhecido como Mind-Vis) precisou passar por horas de treinamento. Para a segunda parte de seu treinamento, a IA teve acesso a outro conjunto de dados de um pequeno grupo de participantes.

O modelo aprendeu a vincular atividades cerebrais específicas com a visualização de recursos de imagem. Vale ressaltar que, para o experimento, a atividade cerebral de cada participante precisou ser medida por 20 horas.

Anteriormente, um grupo de cientistas do Japão conduziu um experimento com objetivos semelhantes, mas que não envolveu o treinamento de um modelo de IA para criar as imagens. Um experimento de uma equipe na Rússia também levou uma IA a esboçar o que uma pessoa estava vendo naquele momento.

A ideia dos pesquisadores desse estudo mais recente é que, à medida que a tecnologia for desenvolvida, possa ser usada na medicina, psicologia e neurociência.

Trending no Canaltech:

Fonte: Canaltech