Na última sexta-feira (24), a Receita Federal disponibilizou a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) de março. Segundo o órgão, cerca de 95 mil contribuintes, que caíram na malha fina e regularizaram sua situação, serão contemplados. O montante de valores a serem recebidos é de R$ 300 milhões.
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Desse total, mais da metade são referentes ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal — grupo que inclui idosos acima de 80 anos, entre 60 e 79 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, além dos que possuem o magistério como maior fonte de renda.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda?
O contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar “Consultar a Restituição”. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
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Também é possível verificar a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral pelo aplicativo mobile da Receita (Android/iOS). Caso seja identificada alguma pendência na declaração será possível retificá-la no sistema e corrigir as informações erradas ou incompletas.
O que fazer caso o dinheiro não seja depositado?
O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o depósito não for realizado devido a alguma inconstância de dados ou problema com a conta, os valores poderão ser resgatados no prazo de um ano no Banco do Brasil.
É possível reagendar o valor da restituição pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo definido, será necessário requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
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Fonte: Canaltech